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30/08/2013 - 09:42

Está difícil investir em tecnologia? Financiamento é a solução para falta de orçamento

A falta de orçamento para investimento em novas tecnologias não é um problema exclusivo das pequenas e médias empresas. Grandes empresas também têm dificuldade em aprovar o budget para algumas soluções, e isso acontece, pois a área de TI muitas vezes não fala a mesma língua da área de negócio, e ainda, por muitas vezes não consegue mostrar o retorno de investimento na solução. Nós, gestores, sabemos que a tecnologia é um diferencial competitivo, trazendo inovação e eficiência à organização, por outro lado, muitas vezes o investimento necessário é alto e seu retorno demorado. Sendo assim, o que é possível fazer para sobreviver? A resposta é entender o negócio.

Uma área de inovação tecnológica dentro da empresa requer muito dinheiro e não é a realidade de todos. Mas o inovar está em enxergar novas possibilidades, alinhada com o objetivo de negócio da empresa, que podem ser facilmente visualizadas com o uso de tecnologias específicas. Nenhum gestor tem dúvida de que a TI ajuda a inovar e acelerar negócios. Por exemplo, quando uma ferramenta possibilita ver todos os seus gargalos e onde eles ocorrem, fica muito mais fácil e rápido tomar decisões, gerando mais valor à corporação.

Um estudo divulgado este mês pela PricewaterhouseCoopers (PwC), realizado com 246 presidentes de companhias de diversos segmentos, tamanhos e diferentes regiões do mundo, evidenciou qual a principal restrição enfrentada para inovar, e 43% dos executivos responderam que eram os "recursos financeiros", enquanto 41% apontaram a "cultura de organização existente". Ou seja, o dinheiro é o grande problema. Outro dado relevador mostrou que 18% optaram pela resposta "tecnologia inadequada".

Tecnologia custa caro, mas é necessária e, em muitos casos, indispensável. Muitas vezes a única solução é fazer o financiamento para aquisição da tecnologia. Agora, vamos enxergar o financiamento como um investimento e não como uma dívida ruim. O mercado hoje trabalha com algumas possibilidades, desde bancos de varejo até grandes fabricantes que têm seu próprio banco.

Antes de recorrer a uma determinada forma de contratação, o primeiro passo para o gestor de TI é levantar junto às outras áreas da empresa, entre elas a financeira, os objetivos de negócio da empresa, planos tributários, planos de negócios, entre outros, para então determinar o tipo ideal de financiamento para a sua empresa. Quando a empresa tem o orçamento para nova tecnologia, é preciso alinhar se a compra será no modelo CAPEX, onde a ferramenta iria entrar como investimento em bens, ou OPEX, onde os custos entrariam como despesas operacionais. As vantagens e desvantagens de cada modelo estão totalmente relacionadas com o negócio da empresa, o que pode ser bom para uma pode ser totalmente impróprio para outra.

Para as empresas que não têm orçamento, mas mesmo assim querem/precisam investir em uma nova tecnologia, o mercado oferece diferentes tipos de financiamento. Há dez anos seria impossível falar de financiamento para TI, já que enfrentávamos uma economia instável e com altas taxas de juros. Hoje, com a economia mais estável, a compra em forma de financiamento tem sido uma realidade entre as empresas do mundo todo. Abaixo algumas opções facilmente encontradas no mercado:

.Financiamento através de banco público: BNDES ou Finep. No setor público, muitos bancos e instituições financeiras têm projetos relacionados à fomentação de tecnologia e programas de financiamento específico. Neste tipo de financiamento a vantagem é o tempo de carência da dívida, cerca de dois e três anos, e com taxas menores de juros. A desvantagem é a lentidão do processo e a burocracia.

.Financiamento através de banco de varejo: Grandes Bancos Múltiplos. Neste caso o processo é mais simples e rápido, mas a desvantagem são as altas de juros e garantias exigidas. Aqui, o grande obstáculo do gestor é aprovar o projeto junto à empresa, e mostrar que o retorno ao negócio será maior que os valores atribuídos à implantação do projeto.

.Banco de fornecedores: Por exemplo: IBM. No caso do banco das próprias fabricantes a grande vantagem, além dos juros menores, é conseguir o financiamento até depois de ter fechado o projeto. Muito mais fácil e rápido, já que geralmente não há exigências de grandes garantias.

. Leasing: esta é outra forma de se fazer negócio, onde geralmente os juros são menores, por a empresa estar “alugando” a tecnologia, e a ferramenta entra como despesa, abatendo no lucro da empresa.

A grande lição para os gestores é que eles façam o planejamento financeiro antes de chegar a escolha do fornecedor e da solução. Muitos gestores sabem da necessidade, correm atrás das ferramentas ideais, mas não conseguem aprovação do valor. Se o gestor tiver em mente a estratégia financeira e de negócio da empresa poderá enxergar as diferentes opções de compra no mercado e desenhar um projeto que além de trazer resultados ao negócio, poderá facilmente provar seu retorno financeiro, impactos tributários do investimento e melhoria na eficiência da área de TI, já que estará munido das vantagens e desvantagens de cada modelo de compra.

.Por: Umberto Rosti, administrador, sócio-fundador da SafeWay Consultoria, com MBA em Tecnologia pela FGV, possui mais de 14 anos de experiência atuando principalmente com Segurança da Informação em consultoria e auditoria. Também é certificado CISA, CRISC e professor de pós-graduação em Segurança da Informação, além de participar de organizações como ISACA e CB21. | Perfil-A SafeWay é uma consultoria de Segurança da Informação, que oferece soluções que atendem integralmente as necessidades de seus clientes e parceiros com confiabilidade e eficiência, sempre voltada ao negócio. A organização possui profissionais altamente capacitados em Governança e Segurança de Informação, os quais possuem certificações como CRISC, CISA, COBIT, ITIL e CISSP, além de profundo conhecimento em gestão de negócios. Com uma metodologia completa, a SafeWay pode disponibilizar equipamentos, processos, pessoas e softwares para atender aos seus clientes. [www.safewayconsultoria.com].

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