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20/11/2007 - 11:42

Aprendendo a lidar com as diferenças

Elise Dalmaso, coach executiva da Quarks, explica como participar e gerenciar uma reunião de negócios, respeitando as particularidades de cada participante.

Brasília(DF) – O ser humano, por se relacionar sempre com outras pessoas, está acostumado a participar de reuniões. Seja em casa para decidir uma viagem, no condomínio para acertar taxas e melhores condições para os moradores e, é claro, na empresa, onde são discutidos vários temas. Mas será que os participantes de uma reunião empresarial sabem o que é participar desse acontecimento, como agir, o que deve ser dito ou não e como deixar essa reunião mais produtiva? E as pessoas que conduzem a reunião estão dirigindo-a da melhor forma?

De acordo com Elise Dalmaso, da Quarks, para participar de uma reunião de forma completa, alguns passos devem ser seguidos. “Fornecer um esforço cooperativo e se convencer de que vai fazer um trabalho inteligente é o primeiro passo. Depois, como em qualquer situação, o respeito com o outro deve ser mantido sempre. Tendo isso em mente, basta participar ativamente das discussões. Essa postura ajudará a reunião a ser concluída de forma positiva”, afirma Elise.

E aquelas pessoas que não conseguem se expressar por timidez, cansaço, falta de experiência e receio de julgamento dos outros participantes? Como lidar com essas dificuldades? Elise afirma que o ideal é a pessoa exercitar a sua autoconfiança. “Se focar nos objetivos da reunião ajuda a diminuir a timidez. Às vezes, a pessoa é tão tímida que acaba ficando nervosa e não consegue participar. Outro ponto a ser trabalhado é não se preocupar com a opinião dos outros. Nunca achar que a colocação que será feita é boba. Muitas vezes, uma coisa boba é o que salva a reunião”, conta.

“Não só quem participa, mas a pessoa que dirige a reunião também deve se ater a alguns detalhes. Não se preocupar só consigo é o primeiro deles. A reunião é feita para o bem do grupo. Acolher bem as pessoas, além de começar as discussões com uma introdução do que será falado, é sempre mais agradável. Mas na verdade, o que deve ser exercido sempre é a arte de perguntar. Questionar opiniões e posicionamentos dos participantes ajuda na progressão do tema, além de integrar a equipe”, diz Elise.

Mas as famosas reuniões não são formadas simplesmente por pessoas tímidas, falantes e chefes. Elise relata que o orientador da reunião deve ter consciência de que os participantes podem agir de maneiras diferenciadas. “Existe o eterno perguntador, que procura sempre atrapalhar o líder e fazer com que seu ponto de vista seja apoiado. Há também o belicoso, que adora ferir os colegas, seja com ou sem motivos. O positivo é aquele que sempre tenta ajudar e apoiar a equipe. Em contrapartida, a equipe pode ter também um ótimo falante, que fala a toda hora e sem parar, mas nunca sobre a pauta da reunião. O ideal é sempre manter a calma. E ao identificar esses perfis, tentar conduzir o tema da melhor forma possível. Se o colega não melhorar suas atitudes, uma conversa a sós pode resolver o problema”, conclui Elise.

Sobre a Quarks – A Quarks é uma empresa focada no desenvolvimento de pessoas. Ela conta com profissionais formados em psicologia e especializados em Administração com foco em Marketing, Gestão e Recursos Humanos. O objetivo é fazer com que as pessoas consigam ter a sua melhor performance no ambiente de trabalho. Para isso, são desenvolvidas competências comportamentais de liderança, sempre direcionadas para a atividade específica de cada empresa. Entre os procedimentos utilizados pela Quarks está o Coaching, que busca oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas adquiram a competência necessária para desempenhar bem o seu papel dentro de uma organização.

Dicas para ter uma participação produtiva em uma reunião de negócios: - Fornecer um esforço cooperativo e persuadir-se de que vai fazer um trabalho inteligente | - Articular e destacar as palavras importantes, para que a comunicação se estabeleça naturalmente | - Ao orientar uma reunião, não se preocupar consigo e, sim, em estabelecer uma ligação com o grupo | - Estabelecer os objetivos da reunião, além de selecionar os participantes, planejar e divulgar a agenda para, depois, estabelecer os papéis dos participantes | - Tratar dos assuntos dentro do tempo estabelecido | - Focar nos objetivos da reunião. Isso ajuda a diminuir a timidez | - Exercite o ato de ouvir | - Evite posturas dogmáticas. [Fonte: Quarks – Formando Líderes]

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