Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2013 - 07:54

Ar de arestas


Obra editada com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Funalfa e da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Murilo Mendes).

Ar de arestas (Escrituras), novo livro de Iacyr Anderson de Freitas, que conta com fotos de Ozias Filho, é uma longa meditação sobre a dor, que não é moralizada nem justificada, e sim descrita na sua crueza de realidade inevitável.

Segundo Paulo Henriques Britto, no posfácio da obra, “metáfora e símile, em Ar de arestas, não têm o objetivo de edulcorar uma realidade dura, porém são usados justamente no sentido de acentuar o que nela há de anguloso e intratável; apenas atuam como moeda corrente da linguagem poética de todos os tempos, nas mãos hábeis de um poeta brasileiro deste início de século, na perspectiva madura e desencantada de Iacyr Anderson Freitas.”

Em fevereiro de 2012, na Universidade de Lisboa, o ainda inédito Ar de arestas foi traduzido para a linguagem corporal do Laboratório de Movimento e Performance I’Mmoving, coordenado pela coreógrafa Marina Frangioia. Os frutos dessa ousadia impregnaram as lentes do fotógrafo Ozias Filho e se encontram registrados agora neste livro, ao lado do poema que lhes serviu de base, compondo um verdadeiro marco bibliográfico.

O autor - Iacyr Anderson Freitas nasceu em Patrocínio do Muriaé, Minas Gerais, em 1963. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o poeta obteve também, pela mesma instituição, o título de mestre em Teoria da Literatura. Publicou diversos livros de poesia, ensaio literário e prosa de ficção, tendo recebido várias premiações no Brasil e no exterior. Sua obra se encontra bastante divulgada em outras línguas e países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Malta, Suíça e Portugal). Além de colaborar intensamente na imprensa brasileira, já publicou poemas e textos críticos em Arquitrave (Colômbia); Comun Presencia (Colômbia); Fokus (Malta); Los rollos del mal muerto (EUA); Los rollos del mal muerto (Argentina); O comércio do Porto (Portugal); Private (Itália); Punto di vista (Itália); Ricerca research recherche (Itália); Rimbaud Revue (França); Saudade (Portugal); Semicerchio (Itália) e Serta (Espanha), entre outros.

O fotógrafo - Ozias Filho nasceu em 6 de julho de 1962, no Rio de Janeiro, residindo em Portugal há mais de duas décadas. É formado em jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso e em fotografia pela Pontifícia Universidade Católica, ambas no Rio de Janeiro. É pós-graduado em edição e novos suportes Digitais, pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou no jornal O Primeiro de Janeiro (Porto). Publicou diversos livros, como Poemas do dilúvio, Páginas despidas, Con-to-Con-ti-go, Santa Cruz, Só agora vejo crescer em mim as mãos de meu pai, O relógio avariado de Deus, Mensageiro das estrelas, entre outros. Idealizou e protagonizou, entre 2002 e 2004, na Casa da América Latina, os projetos: Uma Hora Com os Poetas, Noites em Pasárgada e Neruda com Amor. Produziu fotografias para capas de livros de diversos autores e está presente em algumas revistas internacionais de cultura: Bypass Magazine (Portugal/Londres, Nova Iorque); Sítio (Portugal); Arkai (Alemanha); Alma Azul – revista de artes e ideias (Portugal); Revista da Associação de Leitura do Brasil. Representou o Brasil na III Bienal de Culturas Lusófonas (Portugal/2011). Administra o blogue O relógio avariado de Deus e o seu site pessoal Ozias Filho Photographer . É editor das Edições Pasárgada e atualmente desenvolve, com a escritora Inês Lampreia, em Lisboa, o ciclo de poesia Palavras Nómadas. [www.escrituras.com.br].

Título: Ar de arestas | Autor: Iacyr Anderson Freitas | Fotografias: Ozias Filho | Posfácios: Paulo Henriques Britto/ Susana Paiva | Gênero: Literatura brasileira/Poesia/Fotografia | ISBN: 978-85-7531-467-8 | Formato: 23 X 16 cm, capa dura, com 23 fotos | 80 Páginas | Peso:355 g | Preço: R$ 30,00 | Selo Escrituras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira