Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 11:45

Feira Construir 2007 reflete o melhor momento da indústria imobiliária nos últimos 30 anos

Rio de Janeiro será representado por 118 dos 300 expositores.

O aquecimento do mercado imobiliário, com as novas facilidades do crédito habitacional, e o impulso na indústria de construção com os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prometem para a Construir 2007 – Feira Internacional da Construção, de 20 a 24 de novembro no Riocentro, o melhor desempenho dos últimos 10 anos, afirma Jerônimo Vargas, 40 anos, diretor da Escala Eventos, que organiza a Construir desde 1996 no Rio e há dois anos em Belo Horizonte (MG). A Construir 2007 conta com apoio do Crea-RJ e do Sinduscon-RJ e participação da Caixa Econômica Federal, que pretende estimular a venda de material de construção pelo crediário do Construcard junto aos lojistas de todo o Brasil presentes ao evento.

Com 70% do seu foco direcionado para a Região Sudeste e forte atração sobre lojistas, construtores e empresários de material de construção do Sul, Nordeste e Centro-Oeste, a Construir 2007 reunirá 300 expositores, sendo 118 do Estado do Rio, com o recorde de 93 estreantes nesta 12ª edição.

Os organizadores e expositores investiram R$ 20 milhões nos estandes, 30% a mais que na edição 2006. Com a presença esperada de 180 mil visitantes – entre construtores, engenheiros, arquitetos, decoradores, atacadistas/distribuidores, síndicos, lojistas, universitários e demais profissionais do setor de construção civil – um aumento de 9% sobre a edição 2006, a expectativa de negócios gerados na feira e nos próximos 12 meses chega a R$ 530 milhões, um crescimento de 10% sobre 2006.

Devido ao aquecimento da atividade da construção, muitos profissionais que estão voltando ao mercado de trabalho se mostraram desatualizados diante dos avanços tecnológicos dos materiais de construção. Sobretudo nas áreas de material elétrico e hidráulico, que chegam a representar quase 30% do custo de um imóvel, pisos e revestimentos. Na busca da qualidade, várias empresas oferecerão nos cinco dias da Construir 2007 rodadas de treinamento para a reciclagem destes profissionais. Inclusive com a entrega de diplomas atestando sua qualificação.

Realizada a um mês do Natal, a Construir 2007 reserva, mais uma vez, facilidades para os milhares de freqüentadores aproveitarem a ocasião para comprar enfeites de Natal para suas casas, condomínios, escritórios e estabelecimentos comerciais. Repetindo a iniciativa que fez tanto sucesso em 2006, o empresário Elmo Esteves, diretor da King Ouro e parceiro da feira há 10 edições, multiplicou por três o Espaço Natal, que ocupará área de 600 m2. Serão oferecidos produtos para decoração natalina da empresa Taschibra, como Papai Noel, árvores, enfeites, mangueiras luminosas e uma grande variedade de pisca-pisca.

Sustentabilidade - Este ano, a feira consolida o conceito de arquitetura sustentável baseada nos “green buildings” - empreendimentos sustentáveis de alta tecnologia, que evitam o desperdício de materiais, água e energia na concepção do projeto, durante e depois da construção, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente. Além da apresentação, pelos expositores, de produtos que contribuem para o conceito de arquitetura e construção sustentáveis, uma das novidades será a presença da Sustentax no evento. Membro do U.S. Green Building Council (USGBC), a empresa orienta incorporadores, construtores, arquitetos, projetistas e administradores em todas as etapas da obra para garantir a certificação de seus empreendimentos pelo critério LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, o sistema de avaliação de construções ambientalmente sustentáveis mais difundido no mundo.

Durante a feira, o presidente da Sustentax, Newton Figueiredo, fará palestra na qual apresentará o Selo Sustentax de Qualidade e Sustentabilidade, que tem por objetivo aumentar a produtividade e reduzir os custos na concepção, construção e operação de green buildings. O Selo permite identificar a sustentabilidade ambiental do produto (através do critério LEED), a sua qualidade e se é fabricado por empresa que possui responsabilidade socioambiental.

Lançamentos - Diversos expositores estão trazendo para a feira produtos ou projetos que se enquadram no novo conceito, como é o caso do Sebrae-RJ, que vai apresentar o kit-casa, um sistema desenvolvido na cidade de Três Rios que permite uma economia de até 40% no custo da obra, e que utiliza placas pré-moldadas de micro concreto, composto por materiais alternativos que utilizam o bambu crioulo e raspas de pneu. Já a Elevadores Ideal apresentará um elevador de baixo custo de energia, adequado para casas e prédios até quatro andares.

No estande do SESI/SENAI-RJ, será possível obter informações sobre o Programa de Consultoria para Implantação de Sistema da Qualidade na Indústria da Construção Civil (PBQP-H / ISO 9001), que oferece orientação para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. O SiAC foi estabelecido pelo PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat do Ministério das Cidades, exclusivamente para empresas de construção civil, que têm como base o cumprimento da norma internacional ISO 9001, adaptada especialmente às empresas de construção civil.

Os visitantes da Construir terão oportunidade, ainda, de conhecer, em primeira mão, a linha Metalatex Repelente da Sherwin-Williams. Primeira tinta do país que repele o mosquito da dengue e outros insetos domésticos - como baratas, pernilongos, aranhas e a mosca doméstica -, possui tecnologia desenvolvida no Brasil e utiliza aditivos naturais em sua formulação. Apesar de repelir insetos, tem baixo odor, é à base de água e não possui qualquer inseticida ou pesticida, o que lhe confere uma característica ambientalmente responsável.

A Provale, que forneceu todo o revestimento interno projetável (Progesso) para a Vila do Pan 2007, levará à feira a sua linha de argamassas projetadas, indicadas para revestimentos internos e externos, de paredes, tetos e fachadas com superfícies construídas com concreto, bloco cerâmico, bloco de cimento ou pré-moldados de gesso. A projeção de argamassa garante produtividade, rapidez, baixo desperdício e excelente acabamento. Toda a areia usada na composição das argamassas Provale é industrializada, feita à base da pedra do mármore branco.

Outro destaque da Construir, a PHD Systems vai apresentar as novas barras de apoio para deficientes e idosos, que atendem em 100% a norma 9050/2004 ABNT. Dois novos modelos de bancos articulados para banheiros serão lançados na Feira. Também serão apresentados dois modelos de barras para banheiros de crianças, pois já está em estudo na ABNT CB a acessibilidade de produtos que venham a atender este segmento.

A Unasol apresentará o que há de mais moderno em soluções ecologicamente corretas. Aquecedores solares para residências, prédios, hotéis, clubes, indústrias, piscinas e todas outras aplicações que requerem o uso de água quente. A empresa oferece ainda outros equipamentos para aproveitamento da energia solar, água da chuva bem como mini estações de tratamento de efluentes.

A Daneva, uma das maiores empresas produtoras de fios, cabos e extensões elétricas do Brasil, vai apresentar sua linha de produtos No Shock, projetada em conformidade com a NBR 14136:2000, que padroniza plugues e tomadas e proporciona mais segurança aos consumidores. O design dos equipamentos diminui o risco de acidentes por choques, pois evita o contato das mãos nas partes energizadas. Filtros protetores, extensões, pinos adaptadores e a linha Hard Work são outros destaques da Daneva, que possui o certificado ISO 9001:2000 de qualidade e desenvolve seus produtos com matéria-prima criteriosamente selecionada.

Construir 2007 - Feira Internacional da Construção, de 20 a 24 de novembro, das 14h às 22h, no Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), pavilhões 3 e 4 e área externa. | Site: www.feiraconstruir.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira