Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2013 - 08:09

Sinduscon-PR promove palestra sobre BIM na próxima terça-feira


Tiago Francisco Campestrini e o professor Sergio Scheer

Engenheiro sócio-proprietário da Campestrini Tecnologia vai mostrar um caso real do uso da tecnologia.

O Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná) promove na próxima terça-feira (03) uma palestra sobre o BIM (Building Information Modeling), em português, Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia, em crescente uso no mundo, tem o objetivo de facilitar a gestão de empreendimentos e evitar desperdícios através de um sistema que organiza todas as informações em uma mesma plataforma. Dessa forma todas as fases - concepção, projeto, execução e manutenção – ficam em um único banco de dados, criando um modelo integrado, que pode ser visualizado a qualquer momento por todos os envolvidos em 3D e 4D.

Para explanar sobre esta nova tecnologia, seu conceito, padrões e utilização no cenário nacional e internacional, a entidade convidou o professor da Universidade Federal do Paraná, phD. Sergio Scheer. E para apresentar um caso real do uso da tecnologia BIM em empreendimento em construção foi convidado o engenheiro civil Tiago Francisco Campestrini, da Campestrini Tecnologia, empresa incubada na UFPR para desenvolver soluções para a indústria da construção civil, aliando pesquisas científicas a aplicações práticas.

Atualmente, Tiago já utiliza o BIM em uma obra de sua outra empresa Campestrini Gestão de Projetos. Segundo ele, esse método pode trazer ganhos consideráveis em diferentes áreas durante a fase de projeto e de execução dos empreendimentos. Com a eficiência maximizada, sobretudo nas fases de projeto e de construção, o BIM pode reduzir o desperdício de materiais e de homens-hora, em até 20% do valor total do empreendimento com uma simples aplicação da tecnologia.

Na prática, com o BIM, todas as informações referentes às etapas do empreendimento são centralizadas em uma plataforma, de forma que sejam compatibilizadas entre todos os envolvidos, permitindo o completo projeto e planejamento do empreendimento, além de simulação da execução das obras e do uso do empreendimento. Com esse agrupamento de dados, antes do início da obra já é possível corrigir inúmeras inconformidades entre prazo, custo e qualidade, adequando o projeto às necessidades do empreendimento. É possível, por exemplo, ter o orçamento preciso e com isso verificar se a obra se manterá dentro do planejamento orçamentário e de prazo durante sua execução, diminuindo substancialmente os riscos do investimento.

A diferença entre utilizar o BIM e a forma como a maioria dos empreendimentos é administrada hoje em dia, é que no padrão atual cada agente do empreendimento (projetistas, construtores, corretores, incorporadores, etc.) atua separadamente e o projeto funciona de forma sequencial, com visão segmentada. Cada especialidade traz soluções baseadas apenas em sua área de atuação e, muitas vezes, uma solução não condiz com a solução de outro agente, tão menos com o plano de necessidades do projeto, problemas que apenas serão percebidos durante a execução das obras, desperdiçando tempo com retrabalhos e interrupção da produção.

Este é o segundo evento do ano e é destinado aos associados do Sinduscon-PR. As palestras acontecem na sede do Sindicato, localizada na Rua da Glória, 175, no Centro Cívico, a partir das 18h30. As empresas interessadas em participar devem confirmar presença pelo telefone (41) 3051-4335 ou enviar e-mail para [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira