Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 11:48

Rhodia comemora 30 anos de Sílicas no Brasil batendo recordes de produção


O produto é essencial na produção de pneus “verdes”, calçados, oral care, alimentação e nutracêuticos, se trata da Sílica de alta performance aplicada em pneus contribui para redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 na atmosfera.

São Paulo - A Rhodia está batendo recordes seguidos de produção de sílicas e silicatos em sua unidade industrial brasileira, por conta de ampliação do mercado de sílicas de alta performance. A sílica é um insumo importante na composição de produtos para diversos mercados, com destaque para os chamados pneus "verdes" ou ecológicos.

Para acompanhar o crescimento desses mercados, a empresa reforçou a produção local, concluindo investimento de R$ 11 milhões em aumento de capacidade, principalmente da sílica de alta performance na unidade instalada em Paulínia (interior de São Paulo). Essa ampliação visa a atender a demanda local e as exportações dessa unidade de negócios.

O uso da sílica de alta performance da Rhodia nos pneus é decisivo para a redução de consumo de combustível - em torno de 5%, de acordo com estudos realizados pelo setor industrial - e, consequentemente, da emissão de CO2 na atmosfera.

Desde que foi inventada pela empresa, há 15 anos, a sílica de alta performance tem tido uma aplicação cada vez maior pela indústria de pneus. Mais de 1 bilhão de pneus produzidos em todo o mundo utilizam esse produto, contribuindo para a redução de consumo de 20 bilhões de litros de combustível e evitar a emissão de 50 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Segundo disse o diretor da Rhodia Silcea na América Latina, Marcos Curti, ao comemorar três décadas da implantação da unidade de produção no Brasil, a fábrica possui padrões técnicos e de produtividade que a tornam referência dentro do grupo Rhodia e fornecedora homologada em todos os fabricantes de pneus na América Latina. O sucesso se deve a uma fórmula que combina a valorização das pessoas e a otimização de processos e equipamentos, afirmou.

A fábrica de sílicas começou a funcionar em setembro de 1977, época em que a indústria de pneus buscava firmar-se no país. O setor de calçados vivia uma fase de expansão, exigindo a importação cada vez maior de alguns insumos.

"Foi nesse cenário, e focada nesses mercados, que a fábrica de Sílicas de Paulínia deu partida. Trinta anos depois, figuramos no mercado nacional como a maior fornecedora de sílicas para pneus e calçados", acrescentou Curti.

Se os dois mercados passaram por transformações e vivem situações diferentes – pneus em forte expansão e calçados procurando se adaptar ao novo ambiente competitivo –, a unidade produtiva também evoluiu, permitindo conquistar outros setores, como os de oral care (creme dental) e alimentação humana e nutrição animal. Para isso, desenvolveu uma trajetória marcada por permanente evolução no campo da inovação e da qualidade.

A conclusão do último projeto de investimento, em março de 2007, elevou a capacidade produtiva e impulsionou os índices de qualidade. Além dos recordes de produção, no campo da segurança, outro destaque: 12 anos sem acidentes com afastamento.

Segundo o diretor da empresa na América Latina, a unidade de negócios está se preparando para um novo desafio, para atender a demanda dos clientes locais e aumentar as exportações. “A meta é ambiciosa, mas temos um time preparado para conseguir esse objetivo”, diz Marcos Curti.

Além da unidade Paulínia, a Rhodia mantém outra unidade na região da América Latina. Instalada na cidade Barquisimeto, na Venezuela, a unidade atende clientes locais e, principalmente, para as exportações visando aos clientes da América do Norte.

A Rhodia Silcea, do grupo Rhodia, é uma empresa de química inorgânica fina, líder global em materiais produzidos a partir de terras raras e em sílica de alta performance. Focada em "mobilidade sustentável", atende aos maiores players mundiais com uma gama de materiais que contribuem para o controle de emissões.

No mercado eletrônico, a Rhodia Silcea é especialista em fósforo empregado na produção de lâmpadas de baixo consumo de energia e em monitores de LCD e plasma. Inventora da sílica de alta dispersabilidade, utilizada em aplicações para redução de consumo de combustivel,a Rhodia Silcea é um parceiro-chave da indústria de pneus e dos setores de elastômeros, nutrição animal e alimentação humana.

A Rhodia, empresa química líder em seus negócios, é um grupo industrial internacional fortemente engajado em Desenvolvimento Sustentável. O grupo coloca sua excelência operacional e sua capacidade de inovação a serviço do desempenho dos seus clientes. Reunido em sete empresas mundiais, o grupo Rhodia é parceiro-chave dos grandes players dos mercados automotivo, de pneus, eletrônica, perfumes, saúde e beleza e produtos para o segmento de home care. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega atualmente 16 mil pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris (Euronext). | www.br.rhodia.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira