Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2013 - 08:37

Secretaria de Desenvolvimento participa de missão à Escócia visando à estruturação do cluster de subsea do Rio


Marcelo Vertis, subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial

Grupo está em Aberdeen também para atrair negócios do setor de produção de equipamentos submarinos para petróleo.

Rio de Janeiro -A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços está participando da missão do Estado do Rio de Janeiro a Aberdeen, na Escócia, onde no dia 03 de setembro (terça-feira), será aberta SPE Offshore Europe 2013. Além de acompanhar o evento, o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, estará presente a encontros, com o objetivo de buscar apoio para a estruturação do Cluster do Subsea do Rio de Janeiro e atrair ao estado novos negócios na área de equipamentos submarinos para a produção de óleo e gás.

No esforço para estruturar o Cluster de Subsea do Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico tem como parceiros a Firjan, o Sebrae, a ONIP, o IBP, o Parque Tecnológico da UFRJ e a Petrobras – entidades também com representantes na missão. O setor de equipamentos submarinos para produção de óleo e gás já conta com indústrias no território fluminense, e subfornecedores, segmento que totaliza cerca de 80 empresas - a maioria concentrada na Cidade do Rio – e que reúne quase 1,2 mil empregos.

- O Rio já tem todas as condições de criar um cluster. Falta a gestão integrada específica. É isso o que estamos trabalhando. Também queremos trazer para o estado fabricantes de partes de peças que precisamos – destaca o subsecretário estadual de Energia, acrescentando que a ida a Aberdeen é devido à excelência do cluster escocês, necessária para obtenção de mais competitividade por parte do polo do Rio, já que o cluster fluminense terá como objetivo o mercado internacional. Uma das intenções da viagem à Escócia é o estabelecimento de uma cooperação técnica para auxiliar na formalização do polo do Rio.

Entre outros compromissos, o subsecretário Marcelo Vertis fará, na SPE Offshore Europe 2013, uma apresentação sobre o potencial da economia fluminense e o cluster de subsea do Rio, e participará de uma reunião com a prefeitura de Aberdeen, a agência escocesa de desenvolvimento (SDI) e organização britânica de subsea (Subsea UK).

Como, de acordo com dados da ANP, o Rio deve receber, nos próximos 10 anos, 12 bilhões de reais para desenvolvimento tecnológico na área de subsea, estima-se que , no estado, dobre, em cinco anos, o número de empresas da cadeia de suprimentos para equipamentos submarinos destinados à produção de óleo e gás.

Com término na sexta-feira [06/09], A SPE Offshore Europe reúne feira e conferência e é um dos eventos internacionais mais importantes da área de petróleo. A edição deste ano - a 40ª - será a maior já realizada, reunido mais de 1,5 mil companhias expositoras. Promovido pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo, o evento está dividido em 33 pavilhões, representados por 37 países. Os desafios da indústria de óleo e gás para assegurar sustentabilidade no longo prazo são o principal tema das sessões técnicas do encontro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira