Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 12:05

Fotógrafa israelense Orly Aviv realiza exposição em Brasília


A convite da embaixada de Israel e do FOTO ARTE 2007, a fotógrafa israelense Orly Aviv realiza, de 20 de novembro a 16 de dezembro, a exposição "Retratos de Paisagens", no Foyer da Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro (SCN, via N2), em Brasília, com visitação de terça a sábado, das 11h às 21h e, domingos e feriados de 10h às 20h. Serão exibidas 13 imagens de trabalhos realizados entre 2005 e 2007, com técnicas de fotografias sobrepostas e conectadas. A mostra está dividida em três temas: "Fantasia", "Jerusalém" e "Sem Espaço".

Orly Aviv - Premiada internacionalmente, Orly realizou um catálogo chamado "Brazil 205". A fotógrafa busca em seu trabalho, viajar por muitos países para conhecer diferentes mundos para retratar a multiplicidade de características e valores de cada lugar em suas obras.

As fotos com tema "Fantasia" foram realizadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As intituladas "Jerusalém", foram feitas em noites de sexta-feira, durante os preparativos para o "Shabat" (descanso semanal do Judaísmo, sendo observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado) em Me'a Shearim, uma vizinhança ultra-ortodoxa em Jerusalém, onde, para Orly Aviv, " a vida parece ser a mesma do Século XVII na Europa Oriental " .

As "Sem Espaço" foram tiradas a partir de uma paisagem feita pelo homem, o qual remete a um lugar ermo. Segundo a artista, uma forte e íntima conexão com a natureza é contrastada com a existência isolada: o lar que não é lar e o familiar que se torna desconhecido. "A sensação é de que tudo continua a mesma coisa mas nada é real ", diz .

Orly resume seu trabalho como fotógrafa com a seguinte frase: "Eu transformo a imagem que vejo na imagem que eu sinto." Por este motivo, a fotógrafa exibe imagens diferentes da realidade, mas as interpretada a partir da mesma.

A fotógrafa pertence à vertente de "Turistas Fotógrafos", que viajam entre diferentes mundos, culturas e paisagens. A fotógrafa traz uma seleção de momentos que unem diferentes crenças e valores e que oscilam entre a subjetividade e a objetividade. A obra de Aviv confronta o expectador com questões sobre história e metafísica, lugar transcendência e devoção pela vida e pela morte. Ela vagueia entre paisagens próximas e distantes, com o fim de capturar as afinidades que possam existir entre o concreto e o sublime. Quanto mais observamos seu trabalho, percebemos que a fotografia é um ato de devoção. Não podemos perceber a fotografia como boa, bela ou moral, mas sim, devemos projetá-la segundo qualidades e valores relativos às nossas experiências, inclinações pessoais, educação e bagagem cultural. | www.fotoartebrasilia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira