Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 12:11

Banco Popular do Brasil e Instituto Palmas inauguram o primeiro Banco em comunidade quilombola do País

Na data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Banco Popular do Brasil e o Instituto Palmas de Desenvolvimento Socioeconômico inauguram em Alcântara (MA) o Banco Comunitário Quilombolas, primeira instituição desse gênero em comunidade quilombola do País. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE, do Governo do Estado do Maranhão e do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária do Governo Federal – PPDLES.

Pela iniciativa, cabe ao Banco Popular do Brasil disponibilizar tecnologia de alcance, equipamentos e software; recursos financeiros para linha de microcrédito produtivo orientado e produtos e serviços de microfinanças, tais como conta corrente simplificada, sem custo para abertura, sem CPMF e movimentada através de cartão de débito Visa Electron; Seguro de Vida Popular, recebimento de contas de água, de luz, de telefone, e boletos bancários, dentre outros serviços. Na inauguração, será formalizado contrato de abertura de crédito no valor de R$ 700 mil.

O Instituto Palmas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede em Fortaleza (CE). Criada em junho de 2002, a organização desenvolveu tecnologia social voltada para geração de renda em comunidades empobrecidas que oferece linha de microcrédito produtivo orientado, instrumentos de consumo local (cartão de crédito e moeda social circulante), capacitação social e profissional para homens e mulheres que desejam criar ou expandir um pequeno empreendimento produtivo de forma colaborativa, e alternativas de comercialização (feiras e lojas solidárias), promovendo localmente geração de emprego e renda para diversas pessoas.

Deu-se o nome a este sistema econômico local de Banco Comunitário, que conta com três características centrais: gestão feita pela própria comunidade; gestão e administração dos recursos; e sistema integrado de desenvolvimento local, que cria um mercado solidário e alternativo entre as famílias. Em Alcântara, a entidade gestora do Banco Quilombola será a Associação de Moradores do Povoado de Arenhengaua.| Por: Deuszânia Almeida/BB/Brasília (DF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira