Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguei Lavrov xhwg o Brasil e discute agendas bilateral, regional e multilateral

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguei Lavrov, realizará visita oficial ao Brasil, nos dias 14 e 15 de dezembro, a convite do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Celso Amorim. O ministro Lavrov deverá ser também recebido em audiência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manterá encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo.

Nos últimos anos, as relações entre o Brasil e a Rússia vêm-se intensificando, no quadro da Parceria Estratégica e da Aliança Tecnológica estabelecida desde a visita do Presidente Vladimir Putin, em novembro de 2004 - a primeira de um Chefe de Estado da Rússia ao Brasil -, e a visita do Presidente Lula a Moscou, em outubro de 2005. Os dois mandatários encontraram-se, igualmente, em julho último, por ocasião da reunião ampliada do G-8, em São Petersburgo.

No encontro com o Ministro Celso Amorim, serão discutidos temas das agendas bilateral, regional e multilateral. Deverão ser examinados meios de estimular os investimentos e parcerias entre o Brasil e a Rússia em campos como os da ciência e tecnologia, agricultura, energia, cultura e turismo.

Serão analisadas as possibilidades de ampliação do intercâmbio comercial, que vem registrando sucessivos recordes desde 2003, havendo atingido, em 2005, US$ 3,6 bilhões -- 50% maior do que no ano anterior. Entre janeiro e outubro de 2006, o volume do comércio bilateral foi 15% superior ao do mesmo período em 2005, com superávit de cerca de US$ 2 bilhões para o Brasil.

Os dois Ministros passarão em revista iniciativas para o fortalecimento do multilateralismo, em particular a reforma das Nações Unidas. A Rússia tem manifestado, no mais alto nível, apoio ao pleito do Brasil a assento permanente em um Conselho de Segurança ampliado. Também serão discutidas, entre outras, questões relativas às negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio, e ao processo de paz no Oriente Médio.

Atenção especial será dedicada ao recém-iniciado diálogo, ocorrido à margem da Assembléia-Geral das Nações Unidas, em setembro último, dos Chanceleres dos chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).

Os dois Ministros assinarão, no dia 14, Acordo sobre Proteção Mútua de Tecnologias Associadas à Cooperação na Exploração e Uso do Espaço Exterior para Fins Pacíficos, que deverá fomentar o intercâmbio de produtos e tecnologias a serem desenvolvidos de forma conjunta. Trocarão, também, os instrumentos de ratificação do Tratado de Extradição bilateral.

No dia 15, à margem da Reunião de Chanceleres do Conselho do Mercado Comum, deverá ser assinado Memorando de Entendimento para o Estabelecimento do Mecanismo de Diálogo Político e Cooperação entre o Mercosul e a Rússia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira