Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2013 - 09:44

Da saúde bucal à coluna vertebral

O artigo dos Profs. Drs. Caio Zanet e Tiago Zanet mostra que consultar o dentista deixou de ser apenas rotina para tratamento dos dentes, para se estender ao controle da saúde do corpo.

"Na animação 'Pinoquio', de Walt Disney, o marceneiro Gepeto constrói um marionete em madeira, com cabeça, ombros, braços, quadril, pernas e, para unir todas essas partes, uma vareta ligando a cabeça aos pés.

Esse personagem nos orienta bem sobre como nosso corpo é dividido em cabeça, ombros e membros superiores, tronco, quadril e membros inferiores. Constituída de ossos intercalados por cartilagens, sustentados por diversos músculos, a coluna vertebral une todas essas partes, fazendo a união indireta do tornozelo ao maior osso móvel da cabeça: a mandíbula.

Um dente ausente, mal posicionado ou uma prótese mal adaptada podem interferir na postura? Sim. Ao observarmos como nosso corpo está interconectado, entendemos por que uma pequena alteração na mordida acaba influindo na posição da mandíbula que, por sua vez, afeta músculos e coluna vertebral, até chegar ao tornozelo, prejudicando a postura.

Imaginemos: um indivíduo com a falta de um dente do lado direito perderá a eficiência da mastigação nessa região e passará a mastigar mais do lado esquerdo. O aumento dessa mastigação praticamente unilateral faz com que os músculos desse lado fiquem hipertrofiados. O trapézio (formado pelos músculos dos ombro e das costas), também indiretamente relacionado à mastigação, ficará encurtado devido ao trabalho, o ombro esquerdo elevado e a cabeça inclinada para a esquerda. Porém, o sistema de equilíbrio do corpo forçará a cabeça a ter sua posição alinhada. Assim, a coluna ficará torta e o indivíduo sentirá dor.

Será que eu tenho essa interferência? Simples. À frente de um espelho retangular, a uma distância de um metro, compare a linha reta da moldura com o desnivelamento de seus ombros, de sua cabeça e de seus olhos. Se algum lado estiver mais alto que o outro, você pode ter sim uma interferência na mordida.

Como descobrir onde está esta interferência? Por meio de manobras semiotécnicas, exames radiográficos e fotos posturais realizadas por cirurgião dentista especializado, capaz de desvendar o local da interferência e indicar o melhor tratamento."

. Por: Profs. Drs. Tiago Gorgulho Zanet ([email protected]) e Caio Gorgulho Zanet ([email protected]) são cirurgiões-dentistas e diretores clínicos do Instituto Zanet (www.institutozanet.com.br +55 11 2271-5156), onde comandam uma equipe multidisciplinar. | PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira