Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 12:17

Carro-conceito Logan "Renault eco²" estabelece um novo recorde de emissões de CO2 durante o "Bibendum Challenge 2007"


O sucesso do carro-conceito Logan "Renault eco²" no "Challenge Bibendum 2007", promovido pela Michelin, reforça a certeza da Renault de que é possível combinar ecologia e economia sem prejudicar o desempenho.

Uma variedade de aprimoramentos técnicos e o estilo de dirigir de seu motorista permitiram que o carro-conceito Logan "Renault eco²" percorresse os 172,2 quilômetros do "Challenge Bibendum 2007" utilizando apenas 4,69 litros de diesel. Este desempenho corresponde ao consumo médio de 2,72 litros para cada 100 quilômetros e emissões de CO2 de apenas 71 g/km. Desafio promovido pela Michelin e envolvendo vários fabricantes, a prova deste ano aconteceu em Xangai, na China.

Durante o ciclo combinado de testes de homologação NEDC (New European Driving Cycle – Novo Ciclo Europeu de Condução de Veículo -, usado para calcular consumo e emissões de motores daquele continente), o carro-conceito Logan "Renault eco²" alcançou a marca de 97 gramas de CO2 por quilômetro, ou o equivalente a um consumo de combustível de 3,8 litros para cada 100 quilômetros. Este resultado foi melhorado no percurso do Challenge Bibendum graças ao uso do Indicador de Mudança de Marchas e sublinha a importância do modo de dirigir do motorista.

Depois da prova acima, a classificação final dos veículos inscritos foi estabelecida de acordo com o seguinte critério: teste de aceleração, teste de slalon, emissões de ruídos e um teste de regularidade. Em um grupo de 74 veículos participantes, o carro-conceito Logan "Renault eco²" terminou na segunda posição geral. Este excelente resultado mostra que o “desempenho ecológico” do carro-conceito Logan "Renault eco²" não foi obtido em detrimento do desempenho, que permanece bastante similar ao do modelo comercializado normalmente.

O sucesso excepcional do carro-conceito Logan "Renault eco²" no Challenge Bibendum reforça a certeza da Renault de que é possível combinar ecologia e economia sem prejudicar o desempenho. A Renault deseja aproveitar esta ocasião para reafirmar que as soluções ecologicamente mais eficientes são aquelas que estão o mais imediatamente possível acessíveis ao maior número de pessoas.

Carro-conceito Logan "Renault eco²" - Econômico por excelência, o carro-conceito Logan "Renault eco²" foi produzido em Pitesti (Romênia), uma fábrica certificada pela norma ISO 14001 desde 2005. Ele carrega a bordo 8,3% de material plástico reciclado e 95% da sua massa é reciclável. Enfim, um esforço especial foi dedicado à redução das emissões de CO2 para ficar abaixo da marca de 100 g/km.

Equipado com o motor 1.5 dCi - capaz de desenvolver 85 cv de potência - compatível com o combustível B30 (diesel com adição de 30% de Biodiesel), o carro-conceito "Renault eco²" se beneficiou de várias otimizações e soluções técnicas, que também são rotas de desenvolvimento para os futuros veículos da linha Renault. As suas soluções referem-se a:

Conjunto motor e câmbio: A Renault realizou modificações nos pistões e no sistema de injeção, visando a melhorar a combustão, ajustes nas folgas de diversos componentes e nos lubrificantes com o objetivo de minimizar os efeitos do atrito, além de nova configuração da caixa de câmbio.

Aerodinâmica: A utilização dos geradores da VORTEX (pequenos elementos aerodinâmicos posicionados no teto do veículo, que permitem diminuir o seu atrito), adoção de uma chapa flexível sob o pára-choque dianteiro, defletores de rodas e a instalação de um spoiler traseiro permitiram reduzir o do Cx do carro-conceito Logan "Renault eco²" de 0,36 para 0,29.

Aderência ao solo: Este carro-conceito é equipado com pneus Michelin "Pure" 185/65 R15 de baixa resistência ao rolamento. A Renault também realizou mudanças na regulagem dos ângulos e na inclinação das pinças, com o objetivo de reduzir os atritos.

Diferentes ganhos em relação aos consumidores de energia, como, por exemplo, um alternador que controla a carga da bateria da forma mais exata possível.

A combinação destes diferentes dispositivos permite que o carro-conceito Logan "Renault eco²" apresente um baixíssimo nível de emissões de CO2,

Além disso, o painel de instrumentos do carro-conceito Logan "Renault eco²" dispõe de um auxílio à mudança de marchas do tipo indicador da alavanca de câmbio, para que o próprio condutor possa otimizar o consumo e a redução das emissões de CO2.

Renault eco² - Lançada em maio deste ano, a assinatura "Renault eco²" simboliza o comprometimento da Renault em produzir modelos que ofereçam resultados mensuráveis em todas as etapas do ciclo de vida e progressos tecnológicos acessíveis para o maior número possível de clientes. Para receber a assinatura "Renault eco²", o veículo deverá atender a três critérios: Ser produzido em uma fábrica certificada pela norma ISO 14001; | Emitir menos de 140g de CO2/km ou ser movido a algum tipo de biocombustível; | Ser reciclável no fim do ciclo de vida em 95% e conter pelo menos 5% de materiais plásticos provenientes de reciclagem.

Hoje, 40% dos modelos da Renault já recebem a assinatura Renault eco². | www.renault.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira