Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2013 - 07:51

Consumo adequado de cálcio e atividade física regular ajudam a fortalecer os ossos

Hábitos de vida saudáveis são importantes para ajudar na saúde óssea.

São Paulo – De acordo com o estudo The Brazilian Osteoporosis Study (Brazos)1, nove entre dez pessoas ingerem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio. O dado é alarmante, pois a partir dos 35 anos de idade inicia-se um processo de perda de massa óssea, causando um declínio de 6% a 8% a cada dez anos, o que pode aumentar a chance da osteoporose surgir.

“A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas característicos, que acontece quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea”, explica Dr. Bruno Muzzi Camargos, presidente da Comissão Nacional de Osteoporose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conselheiro da International Osteoporosis Foundation (IOF) para a América Latina.

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (Abrasso)2, com patrocínio de MOLICO®, aponta que menos de 20% das mulheres com 45 anos ou mais consomem três porções de leite e derivados por dia. Entre as mulheres mais jovens, o quadro é ainda mais alarmante, já que menos de 10% consomem leite e derivados nas proporções recomendadas, apesar de considerarem consumir a quantidade ideal.

Outro fator que pode contribuir para o aparecimento da osteoporose é o sedentarismo. Dados da VIGITEL3 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Ministério da Saúde) mostram que, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, a prevalência de adultos sedentários (considerando menos de 150 minutos de atividade física por semana) é de 27,5% e 30%, respectivamente, sendo que essa taxa chega a 41% em Florianópolis.

Estes dados mostram a importância do trabalho de conscientização não apenas sobre a prevenção da osteoporose, mas também sobre manutenção de ossos saudáveis. E para essa manutenção, dois fatores são essenciais: consumo de cálcio nas quantidades recomendadas e prática regular de atividade física.

Segundo o Dr. Bruno Muzzi, o cálcio – mineral mais abundante no organismo – é essencial para a saúde. “Sabemos que 99% cálcio está armazenado nos ossos, que além de sustentarem e protegerem, articulam-se entre si, propiciando nossos movimentos. Quando deixamos de ingerir o cálcio, o organismo retira este mineral dos ossos, enfraquecendo-os”, afirma o especialista.

A ingestão diária recomendada de cálcio deve ser em torno de 1.000mg, uma quantidade que pode ser obtida através do consumo de 5 fatias de 40 gramas de queijo branco ou 4 copos de 250ml de leite comum ou desnatado. Produtos lácteos, enriquecidos com mais cálcio, também podem ajudar as pessoas a alcançar este objetivo. Além do cálcio, é preciso estar atento à vitamina D, importante aliada na manutenção da saúde dos ossos.

Tão importante quanto uma alimentação equilibrada é manter-se fisicamente ativo. Pesquisas científicas demonstram que a prática regular de atividade física, principalmente aquelas que envolvem algum impacto, como o vôlei, podem ajudar na saúde óssea, uma vez que o impacto ajuda a promover o fortalecimento da massa óssea, aumentando assim sua densidade4.

Por fim, evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas também é essencial, uma vez que esses hábitos contribuem para a perda óssea.

Saúde dos ossos -A Nestlé, dentro do conceito de saúde, nutrição e bem-estar, trabalha constantemente para ajudar a conscientizar o consumidor sobre a necessidade de cuidar da saúde dos ossos. Por isso, a companhia firmou uma parceria com a IOF, apoiando a campanha “Ame os seus ossos”, para ajudar a população a conhecer mais sobre o tema.

Alinhada com o compromisso da Nestlé em melhorar constantemente o conteúdo nutricional de seus produtos e incentivar mudanças para um estilo de vida mais saudável, a marca Molico® coloca à disposição do consumidor uma grande variedade de produtos, incluindo leites e iogurtes, além da linha Molico® TotalCálcio, que fornece 100% da necessidade diária de cálcio em apenas duas porções. No site de Molico® (www.molico.com.br), o consumidor pode obter mais informações sobre os produtos e ainda participar de um quiz para descobrir se a ingestão de cálcio está dentro das recomendações.

1 The Brazilian Osteoporosis Study (Brazos), publicado pelo Nutritional Journal (Pinheiro, M.M.; SCHUCH, N.J.; Genaro, P.S. et al. Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women) |2 Pesquisa Firme Forte – Osteoporose 2012| 3 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2011: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.2012. |4 Dias RS, Leite JS, Venhoven VI. Osteoporose e exercício físico. Rev. Bras. Ciênc. Saúde. 2006; 10: 32-7.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira