Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2013 - 08:41

Festival Tudo é Jazz retorna às ruas de Ouro Preto

Programação inclui apresentações da guineana Fanta Konatê, dos nova-iorquinos do Underground Horns e do cubano Richard Padron; show de abertura será em Belo Horizonte(MG), com apresentação de Marcos Valle e Stacey Kent.

O mês de setembro traz a Ouro Preto um dos eventos mais esperados do calendário cultural mineiro: o Tudo é Jazz. Entre os dias 13 e 15, o tradicional circuito musical vai encher de charme e música um dos mais belos espaços da cidade: o Largo do Rosário. Em três dias, a antiga Vila Rica receberá mais de 20 atividades culturais, entre shows, workshops, cortejos e exposição de artistas nacionais e internacionais, em apresentações inéditas e marcantes, todas gratuitas.

A programação acaba de ser fechada e inclui alguns dos nomes mais representativos da cena contemporânea brasileira, como Thiago Pethit e Fernanda Takai, em carreira solo e o quarteto Cobra Coral. Alessandra Maestrini, mais conhecida do grande público por seus trabalhos na TV, apresentará sua faceta musical com a interpretação do álbum Drama´n Jazz, com direção e cenários assinados por Gringo Cardia.

Entre os convidados internacionais, estão os nova-iorquinos do Underground Horns. Inéditos em solo brasileiro, os músicos trazem para o Festival um show composto por elementos de jazz, funk e ritmos africanos. As raízes do continente também estão presentes na apresentação da guineana Fanta Konatê, representante de uma das famílias que viram surgir instrumentos como o tambor djembê, originário da África Ocidental. Completam a lista de atrações o compositor e guitarrista cubano Richard Padron, um dos mais importantes músicos de jazz do seu país, e o DJ nova-iorquino Greg Caz.

O Tudo é Jazz contará ainda com cortejos e apresentações de músicos locais, como o Dixieland e o Bloco do Zé Pereira, ao lado da Jazz Band das Flores, formada por músicos que frequentam o Ponto de Cultura, local criado e mantido pelo evento, localizado no bairro Alto da Cruz, localizado na periferia de Ouro Preto.

Jazz volta às ruas-O retorno do Tudo é Jazz às ruas de Ouro Preto marca um momento especial para o evento e vai ao encontro do desejo da curadora Maria Alice Martins de tornar o Festival ainda mais acessível, aberto e democrático. “Sempre quisemos retomar esse formato, já realizado em 2009, por termos como modelo os grandes festivais de música do exterior, que normalmente são realizados em espaços abertos. É muito maior a interação entre o público e o artista, fica mais forte essa relação”, frisa Maria Alice. O Largo do Rosário, local onde o evento será realizado novamente em 2013, tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, o que amplia significativamente o público que poderá conferir as apresentações.

Repertório-Em Ouro Preto, o cantor Thiago Pethit apresentará seu mais recente show, composto por músicas que serviram de trilha sonora para os filmes de David Lynch. “Blue Velvet”, de Veludo Azul (1986), “I Put A Spell on You”, de Screaming Jay Hawkins, do filme A Estrada Perdida (1997), e “Llorando”, versão da canção de Roy Orbison, que encerra Cidade dos Sonhos (2001) integram o repertório. Fernanda Takai, estreante no evento, interpretará músicas de seus três últimos trabalhos solo. Já o compositor e guitarrista cubano Richard Padron vai mostrar seu repertório eclético, composto a partir de influências de grandes mestres da música como Tchaikovsky, Fernando Alvarez e Billie Holiday.

Uma das atrações mais aguardadas do Tudo é Jazz é a cantora e bailarina guineana Fanta Konatê. A artista é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konate. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, oriunda da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. O repertório de seu primeiro disco é baseado em temas tradicionais de sua aldeia, preservados desde o Império de Mali (século XIII). Nos shows, Fanta é acompanhada pela Troupe Djembedon, que também utiliza recursos multimídia para dar o tom dos ambientes e dos temas abordados em cada canção.

Workshops gratuitos e exposição são incluídos na programação-A edição 2013 do Tudo é Jazz contará ainda com diversas atividades paralelas, focadas na formação do público e integração das comunidades ao universo musical. Serão três cursos, cada um ministrado por um convidado diferente. Participam da ação os artistas do Underground Horns e Richard Padron, na área musical, no Ponto de Cultura (Rua Rezende, Nº 108 - Alto da Cruz), e Fanta Konatê, com o workshop “Cores e Sabores da República da Guiné”, no restaurante O Passo (Rua São José, 56 - Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do curso, duas horas antes do início das aulas. O evento conta ainda com a mostra do artista plástico Said Santiago, que ficará em exposição na Casa dos Contos.

Evento de lançamento será em Belo Horizonte-A abertura oficial do Tudo é Jazz será realizada em Belo Horizonte, no dia 5 de setembro, com um show especial do instrumentista Marcos Valle, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Ao lado da cantora Stacey Kent e acompanhado pelo saxofonista Jim Tomlinson, o músico executará alguns dos maiores clássicos de sua sólida carreira. A apresentação acontecerá no Teatro Sesi Minas. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a apresentação.

O Tudo é Jazz é um dos festivais musicais mais importantes do país e considerado pela revista Downbeat como um dos mais relevantes do mundo. O evento é uma promoção da Associação de Cultura Livre (ACL).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira