Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2013 - 09:25

Embrapa lança quatro cultivares de algodão RR Flex

O diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ladislau Martin Neto, lançou no dia 04 de setembro (quarta-feira), em Brasília, DF, as primeiras cultivares de algodão transgênico da Embrapa com tecnologia RR Flex, de tolerância ao herbicida glifosato. As cultivares BRS 368RF, BRS 369RF, BRS 370RF e BRS 371RF foram desenvolvidas pela Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) e estarão sendo comercializadas no mercado sob a coordenação da Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF).

A solenidade de lançamento foi realizada durante o 9º Congresso Brasileiro de Algodão, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro. Participaram do lançamento, além do diretor-executivo da Embrapa, o gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercado, Frederico Ozanan Machado Durães, a chefe-geral interina da Embrapa Algodão, Maria Auxiliadora Lemos Barros, o gerente de marketing da Monsanto, André L’’Buran, o presidente da Fundação Bahia, Clóvis Ceolin, e o presidente em exercício da Fundação Goiás, Américo Vaz de Lima Filho.

A importância das parcerias entre os setores público e privado para o melhoramento de cultivares no Brasil foi lembrada por todos os participantes do evento. Ladislau Martin Neto ressaltou a necessidade de formação de mais arranjos entre as instituições de pesquisa nacionais que aumentem o potencial do agronegócio brasileiro, o que, para ele, exige cada vez mais de cada um dos elos que participam dessa cadeia tão importante para o país e para a sociedade brasileira.

Martin Neto acrescentou que existem “muitas outras possibilidades à frente de agregação de valor, de exploração sustentável da biodiversidade, fazendo com que o Brasil venha a se constituir em uma potência agrícola e energética, baseada em energia renovável, e também uma potência ambiental, integrando o manejo integrado de pragas, de controle biológico, e a conservação das reservas naturais, tendo, com isso, maior condição de negociação, e transitando na seara internacional com toda nossa magnitude”.

O diretor-executivo da Embrapa rendeu, ainda, homenagem ao pesquisador Napoleão Beltrão, chefe-geral da Embrapa Algodão falecido recentemente. Homenagem esta também prestada no dia anterior, durante a abertura, por todos os participantes do Congresso.

Frederico Durães discursou sobre a importância da união estratégica do saber científico com o saber de indústria, como a que é feita pela Embrapa Produtos e Mercado, gerando para o país um saber negocial, de forma a construir uma agenda única em defesa do produtor, da agricultura e do agronegócio nacional.

O evento de lançamento também contou com a apresentação técnica sobre as cultivares RF pelo pesquisador Camilo Lelis Monello, responsável pela pesquisa de melhoramento das cultivares, e sobre a tecnologia RR Flex, pelo representante da Monsanto, André L’’Buran. O trabalho dos consultores na avaliação das cultivares foi demonstrado aos participantes do evento pelo Milton Akio Ide, da Ide Consultoria Agrícola.

Cultivares RR Flex-As quatro cultivares lançadas pela Embrapa têm em comum a tolerância ao herbicida glifosato, segunda geração de eventos com a característica Roundup Ready Flex, pertencente a Monsanto, que oferece ainda a flexibilidade de aplicação do herbicida nos diferentes estádios de desenvolvimento do algodoeiro.

As cultivares produzem fibras de padrão de comprimento médio, entre 29 e 31 mm; com resistência em torno de 30 gf/tex e micronaire entre 3,8 a 4,3, que atingem os padrões de exigência das indústrias. Para os cultivos em primeira safra, as produtividades médias esperadas são acima de 4.500 kg/ha de algodão com caroço, com percentual de pluma em torno de 40 %. Para o cultivo em segunda safra, as produtividades médias esperadas são acima de 3.300 kg/ha de algodão com caroço, com percentual de pluma em torno de 38 %.

A Embrapa Produtos e Mercado já disponibilizará as sementes das novas cultivares no mercado na próxima safra, por meio de seus licenciados das Fundações Goiás e Bahia. [www.embrapa.br/cultivares].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira