Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2013 - 06:28

Fotoférese extracorpórea: como funciona o tratamento para doenças autoimunes?

Modalidade de terapia celular foi lançada pelo Grupo Criogênesis.

Lúpus, Artrite Reumatoide, Psoríase ou Esclerose Múltipla Sistêmica. Estas são apenas algumas das mais de 80 doenças autoimunes diferentes que existem. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente a esclerose múltipla, por exemplo, atinge mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo, atacando até quatro vezes mais as mulheres. Mas, como se manifestam essas enfermidades? Quais as causas? E os tratamentos? Muitas dúvidas permeiam a população, uma vez que essas doenças podem desencadear diversos problemas ao organismo, e não há cura, apenas o controle.

Segundo o anestesiologista e diretor administrativo da Criogênesis, Dr. Luiz César Espirandelli, uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. “Normalmente, os leucócitos do sistema imunológico ajudam a proteger o corpo contra substâncias nocivas como, bactérias, vírus, toxinas, células cancerígenas e sangue ou tecidos de outras pessoas ou espécies. No entanto, nos pacientes com doença autoimune, o sistema imunológico não consegue distinguir entre os tecidos saudáveis e os danosos, tendo como resultado a destruição dos tecidos normais do organismo”, explica.

As causas dessa incapacidade de distinção entre os tecidos ainda é desconhecida. Uma das teorias aponta para alguns microorganismos, como as bactérias ou vírus, ou, até mesmo, alguns medicamentos. Outro fator relevante é que as doenças autoimunes tendem a acometer mais as mulheres do que os homens. Dr. Luiz destaca que o estresse pode ser uma das possíveis causas. “Nos dias atuais é muito comum que as mulheres dediquem um tempo menor à saúde devido as inúmeras atividades com o trabalho, a família e os filhos. Como consequência, o estresse se torna cada vez mais um inimigo e o corpo fica mais propenso às doenças autoimunes. No Brasil, por exemplo, o Lúpus atinge nove mulheres para cada homem, normalmente na faixa etária dos 20 aos 45 anos”, esclarece.

Tratamento – A maioria das doenças autoimunes são crônicas, no entanto, muitas podem ser controladas com tratamentos, que visam reduzir os sintomas, controlar o processo autoimune ou manter a capacidade do corpo de combater a doença. Com o avanço da tecnologia, o Grupo Criogênesis, oferece um novo serviço indicado para tratamento de doenças autoimunes mediadas por células T (responsáveis pela produção de anticorpos sanguíneos e pela imunidade celular), “como forma de evitar a rejeição de órgãos sólidos transplantados ou diminuir o efeito colateral após o transplante de medula-óssea”, explica o diretor técnico da Criogênesis, Dr. Nelson Hidekazu Tatsui.

A Fotoférese é uma modalidade de terapia celular que promove a imunomodulação do organismo, graças à exposição de parte do sangue à irradiação Ultravioleta (UVA). É realizada em sessões e num equipamento da Therakos (da Johnson & Johnson). De acordo com o Dr. Luiz, o sangue do paciente é drenado para o equipamento com irradiador ultravioleta do tipo A (UVA). Uma parte das células é separada por centrifugação e depois tratada por irradiação. Em seguida, as células tratadas e o sangue remanescente são reinfundidos ao paciente. “O tratamento se baseia no efeito biológico de uma substância fotossensibilizante, o 8-metoxipsoraleno, e da radiação ultravioleta A”, comenta Dr. Luiz.

A Fotoférese Extracorpórea é uma terapia imunomodulatória considerada segura e indicada para o tratamento de doenças dermatológicas como Síndrome de Sézary, Linfoma de células T Cutâneo, Esclerodermia, patologias como a doença de Crohn (no intestino), artrite reumatóide, psoríase, esclerose sistêmica e lúpus eritematoso.

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e em medicina reprodutiva. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. [www.criogenesis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira