Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2013 - 06:55

University of Southern California fecha parceria com CAPES/MEC


Acordo terá duração de cinco anos e ofertará bolsas de estudo integrais de até USD 50.000,00 para doutorado na USC.

Posicionada entre as melhores e mais competitivas instituições de ensino privado dos Estados Unidos, a University of Southern California (USC) quer mais alunos brasileiros. Anthony Bailey, vice-reitor de Iniciativas Globais, e Katharine Harrington, vice-presidente de Admissões e Planejamento visitaram o país com intuito de reforçar as ações da USC em escolas preparatórias e estreitar laços acadêmicos. Um dos mais importantes é o acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fechado no final da tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, em Brasília.

Sob a chancela do Ministério da Educação (MEC), a parceria foi firmada com a presença do presidente da CAPES Jorge Almeida Guimarães e Anthony Bailey da USC. O contrato prevê bolsas integrais para projetos doutorado que podem atingir valores de até USD50.000,00.

O contrato tem início a partir do segundo trimestre de 2014 e possui duração de cinco anos, (prorrogáveis por mais cinco), custeado pela CAPES e University of Southern California. Os alunos admitidos farão parte do Global Fellowship Program – o mais alto nível de concessão de bolsas da USC – e poderão cursar em qualquer uma das faculdades, incluindo a Dana e David Dornsife College of Letters, Arts and Sciences. (Letras, Artes e Ciências).

Com o objetivo de selecionar as mentes mais brilhantes do país, o programa cobre as taxas de admissão, despesas de deslocamento, alimentação, estada de alunos, seus cônjuges e dependentes. Os projetos eleitos receberão ainda ajuda de custo acadêmica enquanto durar a permanência do aluno na USC.

“À medida que a importância do Brasil se torna cada vez mais relevante em nível mundial, a USC se engaja cada vez mais em parcerias e oportunidades acadêmicas que proporcionam qualificação aos alunos e pesquisadores brasileiros mais promissores”, informa Anthony Bailey.

Já a missão da CAPES é promover e disseminar o acesso à produção científica. Em adição aos programas tradicionais, a instituição também administra o “Programa Brasileiro de Mobilidade Científica” e o “Inglês Sem Fronteiras”, nos quais a USC participa ativamente.

“Estamos muito honrados por incluir a USC no seleto grupo de universidades e parceiros acadêmicos internacionais. E ansiosos para conferirmos os resultados da rica experiência que nossos alunos de mestrado terão na USC”, afirmou Jorge Almeida Guimarães.

Atualmente o Brasil é o único país da América do Sul a ter um escritório internacional da University of Southern California. Aberto em fevereiro deste ano e dirigido por Paulo Rodrigues, porta-voz da USC no Brasil, almeja aumentar o número de alunos brasileiros em seus campi. E também trazer mais especialistas para contribuir com pesquisadores nacionais e projetos Governamentais das mais diversas áreas.

Incentivo pode mudar mercado brasileiro-A presença de Katharine, responsável direta pelos processos de admissão, é outro grande trunfo da instituição neste momento. Em 2012, o processo de entrada de graduandos na universidade contemplou apenas 20% do total das mais de 46.000 aplicações recebidas. Em contrapartida, o número de brasileiros continua crescendo rapidamente. Em 2011 foram 35 alunos admitidos na graduação. Em 2013, já são mais de 60, com projeção muito maior agora que a instituição possui escritório próprio no Brasil.

Antes mesmo do acordo com a CAPES, a universidade recebeu dois roteiristas brasileiros, contemplados pelo sistema de bolsas do Governo Federal para estudar cinema. O curso da USC faz da USC referência em Hollywood por ter sido a desenvolvedora da tecnologia do filme Avatar, foi também o ponto de partida acadêmico para centenas de alunos premiados na indústria como George Lucas e Robert Zemeckis.

Juntamente com cinema, A USC é a única universidade nos EUA a conjugar as seis principais faculdades voltadas para as artes: Arquitetura/ Dança/ Música/ Artes Plásticas/ Artes Dramáticas + Fischer Museum of Art (museologia). Além da parceria com a CAPES, a universidade busca os artistas mais promissores do Brasil, Pacífico, em países da América Latina e Ásia para fazerem mestrado ou doutorado com bolsa completa pelo seu programa International Artist Fellowship.

University of Southern California, USC-Uma das maiores universidades privadas dos Estados Unidos e um centro de pesquisa de referência mundial. Localizada em Los Angeles, com oito escritórios internacionais, inclusive no Brasil, a USC tem orgulho de ter o maior número de alunos internacionais entre todas as universidades americanas. Além disso, tem tradição em promover uma formação interdisciplinar através das suas 18 faculdades e mais de 90 centros de pesquisa. Mundialmente reconhecida por sua contribuição na formação de grandes artistas, a USC é a única com seis faculdades voltadas para as artes (cinema, arquitetura, artes dramáticas, música, artes plásticas e dança).

.Foto: O presidente da CAPES Jorge Almeida Guimarães e o vice-reitor de Iniciativas Globais da USC Anthony Bailey apresentam o acordo recém-assinado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira