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10/09/2013 - 12:27

iSetor explica os diferenciais do empreendedor de negócios criativos

O empreendedor criativo ou cultural, assim como o social, tem um direcionamento diferente dos demais empreendedores: muitas vezes querem mudar o mundo, fazer o bem para outras pessoas, contribuir com a cultura ou mesmo ter condições de viver de sua arte. São inovadores, criativos e extremamente focados na própria ideia, deixando o dinheiro em segundo ou terceiro plano – o que importa é escrever música, encenar “aquela” peça, realizar o filme que está na cabeça há tempos. O fazer tem uma dimensão simbólica muito forte. Já os demais empreendedores geralmente tem um foco financeiro bem definido: o principal indicador de sucesso, para ele, é o faturamento da empresa, o lucro. Assim, o empreendedor criativo tende mais a se deixar levar pela paixão, e neste ponto ele pode perder a frieza necessária para pensar em sua ideia como negócio – que deve ser inspirador, mas também sustentável financeiramente.

De acordo com Erick Krulikowski, sócio-diretor da iSetor (www.isetor.com.br), o empreendedor de negócios criativos é especializado em atividades que são diferentes dos mercados de massa e tradicional. “Enquanto os demais atuam em segmentos já bastante pesquisados e conhecidos, os criativos estão vislumbrando novas oportunidades, mercados ainda não criados, demandas que ainda não aconteceram. Isso muda completamente a maneira de estrutura o negócio, pois não adianta fazer um "copy and paste" de um plano de negócios de um sabonete ou de um serviço de consultoria, pois estes empreendedores criativos terão algumas variáveis e indicadores diferenciados. Estes negócios pensam em produtos e serviços que possuem um valor agregado especial e muitas vezes intangível, se vistos com o viés do “modelo padrão” de negócios. Por exemplo, no mercado cultural, como medir alguns tópicos relacionados a materialidade e estética de uma exposição fotográfica? Nos resultados destes negócios têm que considerar também o interesse do público, o crescimento estético e cultural, enfim, vários outros indicadores além de simplesmente o padrão: Lucro”.

Perfil da fonte: Erick Krulikowski é sócio-diretor da iSetor. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional.

iSetor - Empresa focada em outsourcing (terceirização) de serviços administrativos e financeiros, a iSetor (www.isetor.com.br) também presta assessoria e consultoria em gestão integrada de Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Institutos, Fundações, projetos culturais e socioambientais, bem como pequenas e médias empresas privadas que buscam o desenvolvimento sustentável.

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