Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2013 - 12:36

Construções verdes e a proteção a incêndios

Nos últimos anos, praticamente todos os profissionais que trabalham com construção passaram a adotar cada vez mais a prática das chamadas “tecnologias verdes”. A questão é que, embora sejam muito defendidos por ambientalistas, os materiais sustentáveis podem colaborar como o alastramento de fogo e, por conta disso, também devem receber atenção sobre algo que muitas vezes é deixado de lado em nossos empreendimentos: os riscos de incêndio. Mas será que empreiteiros, arquitetos, proprietários de prédios e mesmo as normas fiscalizadoras já se atentaram a essa questão?

Recentemente, pesquisadores de um instituto norte-americano se basearam em indícios causais – ou seja, no risco existente em cada material utilizado em construções sustentáveis – para desenvolver o relatório Safety Challenges of Green Buildings (Desafios de Segurança das Construções Verdes, em livre tradução). O estudo identificou cerca de 80 componentes dos edifícios verdes, como os pisos de bambu e o sistema de isolamento por espuma aplicada em spray, e classificou seu nível de preocupação como “Moderado”, ”Médio” e “Alto”.

De acordo com os pesquisadores, os sistemas vegetais nos tetos, por exemplo, podem contribuir para a carga de incêndio se não forem adequadamente hidratados, e foram classificados como sendo de risco “Moderado”. Já os painéis fotovoltaicos montados nos tetos, caso não estejam desligados, podem ter um impacto na ventilação e criar uma ameaça de eletrocussão durante o incêndio. Por conta disso, foram considerados de risco “Alto”.

O estudo é apenas uma parcela das medidas ainda necessárias para a garantia de segurança nesse tipo de empreendimento. Mesmo que os riscos ainda não tenham sido plenamente analisados ou avaliados pelos órgãos que regem as normas anti-incêndio, as expectativas são positivas: tudo leva a crer que as mudanças nos códigos sejam assinaladas na mesma medida em que as argumentações em defesa do conceito verde cresçam.

Encontrar o equilíbrio entre os projetos de edifícios verdes e a segurança anti-incêndio se torna essencial, já que cuidar do meio ambiente deve ser uma preocupação de todos os setores da indústria e da sociedade. No entanto, cuidados como o planejamento de cada detalhe do projeto, a escolha de materiais de qualidade e a manutenção periódica de todos os sistemas são necessários para que um dano muito maior não seja causado e sustentabilidade e segurança continuem a caminhar juntas.

. Por: Ilan Pacheco, engenheiro eletricista, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Diretor de Vendas da ICS Engenharia, empresa especializada em proteção contra incêndio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira