Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2013 - 16:47

MMX negocia venda do Superporto Sudeste com a Trafigura e Mubadala por US$ 400 milhões


A primeira fase das obras do Superporto tem expectativa de iniciar suas operações em meados de 2014 e com plano de expansão de sua capacidade de movimentação para 100 milhões de tonelada por ano.

MMX Mineração e Metálicos S.A. ("MMX” ou “Companhia"), única mineradora de minério de ferro brasileira com logística integrada listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, em cumprimento ao disposto no artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 358/02, neste ato comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Companhia e seu acionista controlador, Eike Fuhrken Batista (“Batista”), celebraram, na data de 10 de setembro (terça-feira), acordos preliminares ("Acordos") com Trafigura Pte. Ltd. ("Trafigura") e EAV Lux SarL, subsidiária integral da Mubadala Development Company PJSC ("Mubadala") através do qual MMX concordou em negociar exclusivamente com Trafigura e Mubadala pelas próximas quatro semanas contrato definitivo através do qual passam a figurar como acionistas controladores e operadores, em conjunto, do terminal portuário de movimentação de minério de ferro, localizado no Estado do Rio de Janeiro, com uma capacidade inicial de movimentação de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, conhecido como Superporto Sudeste ("Potencial Transação"). O Superporto Sudeste começou a ser construído em julho de 2010, projetado para operar navios capesize, com expectativa de iniciar suas operações em meados de 2014 e com plano de expansão de sua capacidade de movimentação para 100 milhões de tonelada por ano.

De acordo com o fato relevante , a data de fechamento dos Acordos, Trafigura e Mubadala devem emitir e subscrever novas quotas/ações da MMX Porto Sudeste Ltda. ("MMX Porto Sudeste") pelo valor de 400 milhões de dólares norte americanos. MMX Porto Sudeste irá também assumir todas as dívidas bancárias da MMX Sudeste Mineração S.A. assim como dívidas referentes à obrigação de pagamento decorrentes do título MMXM11. Em contrapartida, Trafigura e Mubadala tornar-se-ão titulares, em conjunto, de 65% da participação acionária na MMX Porto Sudeste. Com efeito, MMX Porto Sudeste contará com os recursos necessários para concluir o projeto do Superporto Sudeste e os negócios de mineração da MMX ficarão essencialmente livres de dívidas.

De acordo com os termos da Potencial Transação, MMX Porto Sudeste disponibilizará à MMX um volume de embarque portuário de sete milhões de toneladas por ano (7Mtpa). Adicionalmente, MMX deve ser beneficiária de uma opção para estender o volume de movimentação portuária de 7Mtpa para 13 milhões de toneladas por ano (13Mtpa). Esta opção poderá ser exercida, a qualquer momento, até 30 de junho de 2015. Caso o Superporto Sudeste seja expandido, MMX terá o direito de aumentar o volume de sua movimentação portuária proporcionalmente. Após concluir com sucesso a transação em questão, a MMX reforçará sua atuação como player no setor de mineração e a MMX Porto Sudeste beneficiar-seá significativamente de uma plataforma diferenciada de trading da Trafigura.

Todo lucro proveniente do trading de minério doméstico na região Sudeste do Brasil resultará em benefício da MMX Porto Sudeste. Tal acordo prevê uma lista de assuntos a serem negociados como parte da Potencial Transação. MMX terá opção de adquirir participação acionária adicional na MMX Porto Sudeste de até 7,5%.

Claude Dauphin, presidente do Conselho da Trafigura afirmou: “Estamos satisfeitos em explorar participação no Superporto Sudeste em conjunto com o Sr. Batista e Mubadala Development Company, contribuindo com a nossa experiência global em trading e infraestrutura de logística, bem como expertise à indústria de mineração brasileira”.

“Estamos satisfeitos em anunciar uma aliança com um time de primeira classe, comprometido em explorar e participar no desenvolvimento de um projeto do Grupo EBX. Nós acreditamos firmemente na indiscutível capacidade da Trafigura de extrair o máximo valor do Superporto Sudeste”, disse Eike Batista, presidente do Conselho de Administração e acionista controlador da MMX.

“Finalizar a transação proposta é outro passo positivo para nossas atuais discussões com o Grupo EBX com relação à restruturação de seus negócios a fim de maximizar o valor para o Grupo EBX e seus stakeholders. Juntos com nossos parceiros da Trafigura, estamos ansiosos em trabalhar com todas as partes interessadas para viabilizar todas as condições precedentes desta transação”, sustentou Mubadala.

O fechamento da Potencial Transação está sujeito inicialmente, dentre outras condições, ao mútuo acordo e à assinatura de acordos definitivos entre as partes para implementação da Potencial Transação e, caso os acordos definitivos sejam firmados, devem ser observadas outras condições tais como aprovações societárias e regulatórias aplicáveis e a conclusão do processo de reestruturação de dívidas. Não há nenhuma garantia de que o Acordo irá resultar na assinatura de acordos definitivos ou na conclusão da Potencial Transação.

“A Companhia realizará conference call com os acionistas e o mercado em geral para esclarecimentos acerca desta operação, o qual será convocado oportunamente pela MMX com a maior brevidade possível”, adiantou Carlos Gonzalez, diretor- presidente e de relações com investidores, da MMX Mineração e Metálicos S.A.

Perfil - A MMX, companhia de minério de ferro do grupo EBX, do empresário Eike Batista, foi criada em 2005. Com dois sistemas em operação – Sistema Sudeste, em Minas Gerais, e Sistema Corumbá, no Mato Grosso do Sul – a MMX tem capacidade instalada para produzir 10,8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A MMX também está presente no Rio de Janeiro, com o Superporto Sudeste, que está sendo construído na Baia de Sepetiba. A companhia possui também direitos de extração de minério de ferro em Bom Sucesso (MG). A meta da companhia é ampliar a capacidade instalada da Unidade Serra Azul (MG) para 29 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. [http://ri.mmx.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira