Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2013 - 10:23

Flexform é eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar

Programa inovador de gestão permitiu que a empresa se destacasse na pesquisa realizada pela revista Você S/A.

A Flexform está na lista das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com estudo realizado pelo Guia 2013 da revista Você S/A, maior pesquisa de clima organizacional do país. O levantamento é conduzido em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), responsável pela metodologia e coordenação técnica da pesquisa.

A entrada no ranking é o reflexo da filosofia organizacional da Flexform, alicerçada no conceito "Aqui Trabalhamos com Alegria", e das diretrizes estratégicas implantadas, baseadas no conceito intrínseco da marca, que é o de alcançar a "Excelência no que faz". "Nossa empresa acredita na premissa de que quando as pessoas estão bem e se sentem satisfeitas com o trabalho que realizam, elas desenvolvem suas atividades com excelência", afirma Pascoal Iannoni, CEO da Flexform.

Graças a essa crença, a Flexform mantém diversos programas destinados aos funcionários, de esporte e lazer, capacitação e desenvolvimento profissional e ações voltadas à saúde e à qualidade de vida.

Um dos destaques é o programa "Flexformando", que possibilita o acesso a cursos de formação em nível superior (graduação plena ou profissionalizante), pós-graduação lato sensu (especializações e MBA - acima de 360h), mestrado, doutorado ou similares. "Os colaboradores aprovados contam com subsídios nos valores de suas mensalidades em até 50%", destaca Daniela Lima, do departamento de RH da Flexform.

A empresa também conta com o Programa de Desenvolvimento de Gestores, além de oferecer cursos técnicos junto a instituições como o SENAC e o SENAI, que contemplam aulas sobre estilos de liderança.

A Flexform investe, ainda, em ações de prevenção e campanhas de saúde. Possui ambulatório próprio, médico do trabalho e enfermeiras de plantão.

Ascensão profissional - Por meio de recursos como o programa de recrutamento interno e um plano de carreira arrojado, a Flexform permitiu que um boy chegasse à diretoria. Essa é a história do diretor administrativo Claudio Abreu. Há 32 anos, ele ingressou na Flexform, preenchendo a vaga de motoboy. Com o passar dos anos, e recebendo o incentivo da empresa, Abreu foi buscando a qualificação necessária para participar dos programas de recrutamento interno, galgando postos cada vez mais altos. Formou-se em economia, ciências contábeis e direito, fez duas pós-graduações e, atualmente, ainda cursa um MBA em controladoria financeira, pela Fundação Getúlio Vargas.

Longe de ser um caso isolado na empresa, Abreu tem outros tantos colegas que tiveram a oportunidade de mudar de área e crescer profissionalmente. É o caso de Saulo Alves, atual técnico em gestão de ambiente, que ingressou como ajudante geral, há cerca de 2 anos. Num curto período, passou por diversos setores, indo da área de produção para um dos setores estratégicos da empresa. No período, Saulo fez uma série de cursos específicos e, graças a tudo o que aprendeu, conseguiu preparar a empresa para receber a ISO 14001, uma das certificações mais importantes na área ambiental.

Izabel Felix Vilela, que está à frente do Serviço Social da Flexform, é outro exemplo de colaborador que fez sua história profissional dentro da empresa, onde entrou como costureira, há exatos 6 anos. "Hoje em dia, cerca de 37% dos nossos funcionários está na empresa há mais de seis anos, o que é um tempo bastante razoável, considerando que nessa indústria de transformação o turn over é relativamente alto", pondera Daniela Lima, do departamento de RH da Flexform. Além deles, há diversos colaboradores que aproveitaram as boas oportunidades concedidas pela empresa para se aprimorar e ascender profissionalmente. Atualmente, há diversos funcionários com mais de 30, 20 ou 10 anos de empresa.

Clima organizacional-A implantação dessas e de outras ações está surtindo efeito. Tanto que, na última pesquisa de clima organizacional, a empresa obteve excelentes resultados. Um dos pontos mais importantes apontados pela pesquisa foi o índice de insatisfação dos colaboradores. Esse número caiu de 16,5% para apenas 7% em apenas um ano, muito abaixo do que é considerado aceitável no mercado em geral, que é 15%.

Perfil da empresa - A Flexform é líder no mercado de cadeiras e poltronas corporativas e assentos para coletividade no Brasil. Tem crescido acima dos índices registrados no segmento. Segundos os dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), a expansão do setor de mobiliário corporativo, nos últimos cinco anos, foi de aproximadamente 71%. E, embora esse seja um número expressivo, a Flexform vem mantendo a tradição de se destacar no mercado. No mesmo período, a empresa chegou a ampliar seus negócios na ordem dos 176%. No ano passado, o faturamento alcançou os R$ 165 milhões. Possui parceria com grandes companhias internacionais, como a americana Knoll e com o escritório italiano dos renomados designers Baldanzi & Novelli e com o designer holandês Ton Haas. Instalada em um moderno parque industrial de 55 mil m2, na região de Guarulhos, São Paulo, a Flexform tem se posicionado no mercado de cadeiras para escritórios como uma companhia inovadora desde o início de sua trajetória, em 1965. Criadora de novas tecnologias e sistemas patenteados que são utilizados em todo o Brasil e fora dele, a Flexform lança tendências ao desenvolver produtos da mais alta qualidade e que proporcionam conforto, emprestam beleza aos ambientes e ainda ajudam a integrar as pessoas.[www.flexform.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira