Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2013 - 10:55

XI Expovending & OCS apresenta novidades em mercado efervescente

Presentes no Brasil há menos de duas décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending machines) devem crescer até 20% este ano e faturar mais de US$ 300 milhões.

São Paulo– Nos dias 10 e 11 de setembro (terça e quarta-feira), no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, a XI Expovending & OCS, feira que reúne toda a cadeia de vending machine, office coffee service, food service e horeca (Hotel / Restaurante / Catering). O evento, uma iniciativa da ABVA (Associação Brasileira de Vendas Automáticas) e organização da EPS Eventos, conta este ano com a participação de 90 marcas e de palestrantes internacionais, com a previsão de superar os R$ 10 milhões em negócios gerados na edição passada.

De acordo com a ABVA (Associação Brasileira de Vendas Automáticas), a ExpoVending vem ao encontro das expectativas do mercado. Pesquisas da Associação demonstram que o setor tem um grande potencial de crescimento no Brasil. Presentes no país há menos de duas décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending machines) devem crescer até 20% este ano e faturar mais de US$ 300 milhões.

O Brasil já conta com aproximadamente 80.000 máquinas instaladas e um faturamento anual total de aproximadamente R$ 500 milhões. Segundo a ABVA, a relação habitante/máquina no Brasil é de 2.500 habitantes, apontando um grande potencial de crescimento no país para os próximos anos, já que esta relação, nos EUA, é de 90 habitantes por máquina. "Ainda existe uma longa estrada para percorrermos no Brasil. Hoje temos cerca de 80 mil máquinas por aqui, sendo 60% para vendas de bebidas, e o setor cresce aproximadamente 20% a cada ano que passa", explica CEO da EPS Eventos, Carlos Augusto Militelli.

A Expovending & OCS se reinventa a cada edição e, este ano, inclui mais dois segmentos correlatos entre os expositores, food service e horeca. Com foco totalmente no business to business, são esperados mais de 3.000 visitantes nacionais e internacionais. O público é altamente qualificado, composto por proprietários, sócios, diretores, gerentes, engenheiros, técnicos, compradores, vendedores, representantes e consultores, que estiveram presentes ao evento com o objetivo de conhecer novos produtos (equipamentos e acessórios), fornecedores, atualizar-se sobre o mercado, estreitar relacionamentos, desenvolver parcerias, participar de conferências e compras.

Objetivando atrair novos investidores da Europa, Austrália e África, o evento vem estreitando parcerias com associações do mercado sul-americano e aquecendo o mercado brasileiro. A 11ª edição conta com o apoio de associações mundiais que trabalham pelo setor, como a norte-americana NAMA - National Automatic Merchandising Associaton -, e da europeia EVA - European Vending Association. “As vending machine, office coffee service, food service e horeca são alternativa para reforço de marca e crescimento e diversificação de negócios, que atrai os olhares para um mercado em crescimento como o brasileiro”, acrescenta Militelli.

O executivo ressalta que as máquinas no futuro irão aceitar todo tipo de produto, sendo necessárias apenas certas adaptações. "Tenho visto uma procura muito grande por máquinas que vendem cosméticos e produtos do mercado de moda, além de ser adotado por grandes marcas como Starbucks. No exterior já existe até uma que pinta as unhas das pessoas e é um grande sucesso", assegura.

Para Militelli, são várias as vantagens apresentadas pelas vending machines. "As máquinas podem ficar próximas dos consumidores e dentro de empresas, evitando maiores deslocamentos. Além disso, elas ocupam áreas pequenas, são práticas e fáceis de transportar. Podem ser utilizadas em eventos, dentro de shows, e também são ótimas para estádios. Esses equipamentos vão explodir com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil", conclui.

Vending machines no mundo-O mercado norte-americano já conta com mais de 50 milhões de máquinas e abastece diversas categorias de vending machines: 40% são de bebidas em latas e garrafas, 19% de Snacks, 13% de selos, cartões e produtos de higiene pessoal e 10% equivale ao número de máquinas que vendem sanduíches e alimentos frescos.

Hoje esse mercado já fatura 36 bilhões de dólares, marcando presença em 41% das indústrias, 26% dos escritórios, 12% de instituições de ensino, 7% das instituições de saúde e em 14% dos outros mercados. Hoje já existe nos Estados Unidos, por exemplo, uma vending machine para cada 90 habitantes.

Já no Japão a indústria de vending machines conta com 5,6 milhões de máquinas e movimenta, anualmente, 100 bilhões de dólares em equipamentos e produtos. Do total, 2,8 milhões dessas máquinas operam nas categorias alimentos e bebidas, 530 mil vendem cigarros, 960 mil comercializam tickets e 1,3 milhão oferece produtos dos mais diversos segmentos.

O Mercado Europeu fatura 13 bilhões de dólares ao ano com vending machines. Já existem, hoje, 3,5 milhões de máquinas de alimentos e cigarros e 3,2 milhões máquinas de tickets e pontos de venda e compra automática. O que representa uma máquina para cada 118 habitantes.

EPS Eventos - Especializada em organização de eventos para o ambiente business-to-business em nichos específicos e eventos setoriais corporativos, se consolidou no mercado como bistrô de eventos, assessoria de associações e organizações, e integradora, customizadora de serviços – adequada às necessidades do cliente. Há 12 anos no mercado, tem em seu portfólio o atendimento a clientes como ABVA, Ambev, ANCAT, Coca-Cola, Grupo trigo – Spoleto, Domino’s e Koni, Heineken, Intel, Nestlé Professional, Pepsico, Petrobras, Philips Saeco, Qualimax, Raízen, Tetra Pak, Casa do Pão de Queijo, Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, Amor aos Pedaços, Hope, Swarovski, Rollmatic e WWF.

Caracterizados pelo alto direcionamento nos setores de atuação e elevada qualificação de visitantes, os eventos da EPS conquistam resultados pelo forte plano de marketing aliado ao atendimento personalizado, que identifica as reais necessidades dos clientes. A empresa acumula em sua bagagem a promoção e a organização de feiras como EXPO Vending & Office Coffee Service, Gas & Shop, Mármores & Granitos, ExpoCatadores, China Sourcing Fair, Posto Shopping, FeiCorte, Pequenos e Médios Animais, CVCAV – Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, no Brasil.

No exterior, a EPS realiza visitas a eventos com foco em prospecção de mercados e segmentos como road shows, consultorias com grupos para visitas técnicas, congressos, entre outros. A empresa ainda garantiu a qualidade do público visitante e prospecção de mercado no Salon du Chocolat, na França, e NACS–Feira, além do Congresso Norte-Americano de Lojas de Conveniência, nos EUA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira