Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2007 - 07:12

Copebrás anuncia novo posicionamento estratégico em Cubatão

Operação será focada em produtos para o mercado de fertilizantes e alimentação animal.

Março de 2008 marcará uma nova etapa na trajetória da Unidade de Cubatão da Copebrás, empresa do grupo Anglo American. É a partir desta data que a operação terá suas atividades focadas na produção de insumos para a agricultura e alimentação animal. A decisão, motivada pelas boas perspectivas do agronegócio no Brasil, prevê o direcionamento das matérias-primas da planta de Tripolifosfato de Sódio (STPP) para produtos do setor.

“Esta é uma decisão estratégica da empresa. O objetivo é focar a Unidade de Cubatão em negócios com melhores retornos financeiros, como fertilizantes, fosfato bicálcico (DCP) e ácido fosfórico”, explica Paulo de Tarso Florenzano, diretor da Unidade Operacional de Cubatão.

Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos, a expectativa é que em 2007 a entrega de fertilizantes no Brasil atinja 24,5 milhões de toneladas. Em relação a 2006, isto representa um crescimento de 17%. Mais importante ainda tem sido o comportamento dos preços. Neste ano, o preço de mercado dos fertilizantes aumentou aproximadamente 80% em comparação ao ano passado. A Copebrás estima alcançar, em 2007, a marca histórica de vender 1 milhão de toneladas de fertilizantes no ano.

Para o novo direcionamento, a companhia optou por desativar a planta de STPP em função de resultados menores do que os das outras áreas da Copebrás. “Estamos sempre buscando inovações e alternativas para sermos mais competitivos”, complementa Florenzano.

Em relação ao quadro de empregados, a Copebrás planejou o realocamento de profissionais e algumas pessoas serão desligadas. Por critérios sociais, serão desligados preferencialmente os empregados que já estão aposentados, independentemente do setor em que trabalham. Cerca de 50 pessoas serão desligadas, sendo 70% aposentados. Essas pessoas receberão um bônus financeiro proporcional ao tempo de empresa e condicionado ao cumprimento de metas de segurança, produtividade e qualidade do produto. Além disso, o currículo e perfil de cada empregado serão disponibilizados para outras unidades da Anglo American no Brasil e também para empresas da região de Cubatão, com suporte da área de Recursos Humanos.

Entenda a trajetória da planta de STPP - A Copebrás construiu, na década de 70, a primeira fábrica no Brasil de STPP, que entra na composição de produtos para higiene e limpeza, e é usado também na indústria cerâmica, de papel, tratamento de água e metais. Antes da abertura desta unidade, a indústria de detergente em pó dependia exclusivamente de fornecedores estrangeiros. Já no primeiro ano de produção, em 1976, a Copebrás operava com quase a totalidade de sua capacidade instalada de 40 mil toneladas por ano. Em 1998, a capacidade produtiva de STPP foi ampliada e chegou a 80 mil toneladas por ano. Em 2000, a construção de uma nova unidade de STPP permitiu que a capacidade instalada chegasse à marca de 130 mil toneladas por ano.

Grupo Anglo American - A Anglo American plc é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão. Estas cinco unidades de negócios, que produzem itens que estão presentes no cotidiano e que são essenciais para a vida moderna, trabalham de acordo com a visão “One Anglo”, ou seja, são regidas mundialmente por uma mesma missão, valores e diretrizes. O grupo tem operações nos cinco continentes (64 países), fala 20 idiomas e gera mais de 120 mil empregos diretos. Atualmente tem projetos aprovados que somam recursos da ordem de 6,2 bilhões de dólares, que entrarão em atividade até 2009 e também estuda o investimento de mais de 10 bilhões de dólares em futuros projetos, o que garante a continuidade do negócio.

No Brasil, o Grupo Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão, Codemin e Copebrás, com atuação nos estados de Goiás (Ouvidor, Niquelândia, Barro Alto e Catalão) e São Paulo (Cubatão). A empresa atua no mercado brasileiro desde 1973 e emprega mais de 3.800 pessoas entre empregados e contratados.

Em 2007, a empresa iniciou a construção de uma Planta de Produção de Ferroníquel em Barro Alto (GO). Este projeto conta com um investimento de U$ 1,2 bilhão, irá criar mais de 3.500 empregos durante as obras e cerca de 780 novos postos de trabalho na fase da operação. A expectativa é produzir, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel.

Recentemente a Anglo American adquiriu 49% dos direitos sobre a MMX Minas-Rio. Este investimento marca a entrada do Grupo no setor de minério de ferro no Brasil, setor que ocupa uma posição central na estratégia de crescimento futuro da Anglo American.

Copebrás - Fundada em 1955, a Copebrás tem o seu foco na agregação de valor à rocha fosfática. Com uma produção estimada em 1,3 milhão de toneladas anuais, disponibiliza ao mercado esta matéria-prima por meio de uma variada gama de produtos, como fertilizantes fosfatados, amplamente utilizados na agricultura; o fosfato bicálcico (DCP), usado na composição de rações animais e o Tripolifosfato de Sódio (STPP), que será produzido até o dia 31 de março de 2008 e entra na composição de produtos para higiene e limpeza, e é usado também na indústria cerâmica, de papel, tratamento de água e metais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira