Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2013 - 11:11

Networking e a era da colaboração

Em tempo em que a internet é o motor de uma inteligência coletiva, em rede, a Era do Conhecimento continua a trazer benefícios àqueles que transmitem conhecimentos por meio do Colaborativismo. Compartilhar ideia, pensamentos e aprendizados nunca antes fora tão útil para quem está formando o networking profissional. Neste artigo serão abordadas a importância da contribuição intelectual como forma de conectar pessoas à filosofia: visão, missão e valores; e dicas de como utilizar ferramentas online e offline para o sucesso das ações de relacionamentos.

Com o desenvolvimento tecnológico, novas dinâmicas estão surgindo a cada dia nas relações humanas. E encontrar bons parceiros de negócios é um dos grandes desafios de nossa década, já que as relações de trabalho e o dinheiro são observados de maneira diferenciada pelas gerações digitais da atualidade. Profissionais que utilizam ferramentas de Comunicação Social têm se beneficiado no mundo dos relacionamentos. Mas como fazer isso?

A dica inicial é: ajude para ser ajudado! Se você é um especialista (ou tem conhecimentos práticos e teóricos sobre) em algum tema, contribua com profissionais que buscam resoluções para seus problemas, sugerindo caminhos (testados e comprovados). Suas ideias podem valer bons relacionamentos – tanto no mundo virtual quanto no mundo “presencial”. Vejamos dois exemplos.

Colaborativismo pela rede – A primeira dica é utilizar os recursos da Internet para estabelecer conexões com públicos afins. Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o Sabixão, uma comunidade virtual crowdlearning, que oferece a troca de experiências via videoconferência. Criado em 2012, o site está atraindo a atenção de estudantes, profissionais e pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo que ensinam o u aprendem gratuitamente sobre os mais variados temas: de artes a negócios. Quem não conseguir acompanhar as aulas ao vivo pode assistir os vídeos gravados, que ficam alocados no site.

Transmita conhecimentos pessoalmente – Fora do mundo virtual, um caminho interessante para se conquistar parceiros de trabalho, através da troca de informações e ideias, está na participação de eventos de relacionamentos. No mercado de startups, por exemplo, um gestor que precisa criar um modelo de empresa lucrativa – com alto potencial de crescimento, para gerar interesses em investidores – deve formar um time diversificado, campeão. Para isto, basicamente precisa encontrar um parceiro que fique responsável por TI; outro, pelo campo Jurídico; outro, por Comunicação e Relacionamento. Composta a equipe básica, o projeto já pode se tornar uma realização, saindo do papel.

O Circuito Startup é outro exemplo, uma boa pedida para compartilhas ideias e buscar novos contatos. Trata-se de uma série de eventos que acontecem pelo Brasil, com objetivo de estimular o empreendedorismo de alto impacto, integrando pessoas, empresas e entidades locais ou regionais. Nesses encontros de networking são conectam empreendedores, investidores, incubadoras, aceleradoras de negócios, formadores de opinião das mais diversas mídias e afins. Para aproveitar ao máximo essas experiências, lembre-se de que o foco é contribuir mais do que receber . Leve sempre cartões de visitas para trocá-los ao conhecer pessoas. Conecte-se ao maior número de interessados possíveis e ajude-os a pensar em mecanismos para explorar de forma criativa e inovadora seus projetos. É fundamental que esteja focado na área que tem domínio, validando suas ideias com os interessados. Lembre-se de que se os profissionais estão por lá é porque buscam stakeholders para compor sua cadeia de negócios.

Por fim, se coloque à disposição para contribuir com os projetos afins e tenha certeza de que estas ações de colaboração – sejam de forma virtual ou pessoalmente – irão render boas trocas de ideias para criar, ampliar ou melhorar seus projetos. O colaborativismo é a marca da década atual, e ajudar para ser ajudado torna-se fundamental para o sucesso de seu empreendimento. Afinal, como sabemos, gentileza gera gentileza!

. Por: Thiago Ermano, Jornalista e Assessor de Comunicação da Anunciattho Comunicação. Profissional experiente, tem passagens pela Rede Globo, Rede Record e Record News, Band, Cultura, Folha de S.Paulo e Editora Abril. Em Comunicação Corporativa foi responsável pela Assessoria de Imprensa da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e por diversas outras empresas de Negócios e Tecnologia da Informação. |www.anunciatthocomunicacao.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira