Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2013 - 11:07

Harald participa do I Fórum sobre Produção de Cacau e Chocolate de Origem 100% Brasileira no Pará

Debate sobre cacau fino e chocolate gourmet brasileiro contará com produtores do grão, representantes da indústria e especialistas em gastronomia durante 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia.

O I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro (quinta a domingo), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. O evento, que possui uma programação diversificada com palestras, rodadas de negócios e workshops, entre outras atividades, será palco do I Fórum Sobre Produção de Cacau e Chocolatede origem 100% Brasileira patrocinado pela Harald.

O debate, que será realizado no dia 14, às 17h30, reunirá todos os elos da cadeia de Cacau Fino/Chocolate Gourmet para abordar as características e diferenciais desse produto e seu potencial de mercado. Para compor a mesa, foram convidados os produtores Jeidelcio Oliveira, do Pará, e João Tavares, de Ilhéus - principais regiões responsáveis pelo cultivo do cacau fino-, Ernesto Ary Neugebauer, representante da Indústria, Klewer Carvalho, sócio de uma empresa de chocolateria fina com foco em sustentabilidade, Chef Lucas Corazza, que atua há 11 anos no mercado e é apresentador do programa A Confeitaria no canal Bem Simples, e Josimar Melo , um dos maiores críticos gastronômicos do País.

Nesse encontro, os produtores abordarão as peculiaridades da produção de Cacau Fino, englobando diferenças de terroir, processos de secagem, torra e armazenamento, bem como outras varáveis que influenciam na qualidade do produto final.

O representante da indústria, Ernesto Ary Neugebauer, presidente da Harald, falará sobre seu trabalho em busca de Cacau Fino para produzir um chocolate gourmet 100% brasileiro com o mesmo padrão das grandes marcas internacionais. Também abordará o potencial do Cacau Brasileiro no mercado externo, mostrando que o Brasil, terceiro maior produtor de Cacau no Mundo, também tem capacidade para produzir um produto competitivo e de alto valor agregado.

Klewer Carvalho, sócio-chocolatier da Cunnani Fine Cacao Amazonian, vai abordar as características do chocolate da Amazônia e apresentar seu projeto sustentável para elaboração de um produto exclusivo com a utilização de matérias-primas da região.

Já o Chef Lucas Corazza, apresentador do programa A Confeitaria no canal Bem Simples, comentará a utilização de produtos brasileiros na confeitaria fina e o diferencial dos chocolates no resultado das receitas.

O critico gastronômico Josimar Melo irá mediar o debate e propor questões a serem discutidas pelos participantes.

Cacau Fino e Chocolate Gourmet-No Brasil, o mercado de chocolate gourmet ainda é muito pequeno, ele representa apenas 2% em relação aos outros tipos de chocolate, mas nos últimos anos esse segmento vem registrando forte crescimento e é apenas uma questão de tempo para que essa cultura seja tão desenvolvida quanto o vinho, o café e o azeite.

O chocolate gourmet é produzido com favas de cacau selecionadas que se diferenciam pela cor, brilho, odor, sabor e textura. Esse diferencial é garantido em todas as etapas, do plantio à forma de cultivo, passando ainda pela colheita, onde esses grãos são selecionados um a um. Esse processo engloba ainda fermentação, secagem, torra, armazenagem e a forma de processamento dos grãos na indústria.

O cacau fino é um produto de baixa acidez, composto somente de extrato seco e manteiga de cacau, sem adição de outras gorduras, e seus grãos tem espessura muito fina.

A partir desse tipo de cacau, cada chocolate, dependendo da origem de suas favas, apresenta características próprias, decorrentes do próprio terroir da fruta, onde a espécie da planta, o tipo de solo, o meio ambiente e o clima influenciam diretamente no seu sabor.

Segundo Ernesto Ary, presidente da Harald e um dos pioneiros na produção de chocolate gourmet no Brasil, só se pode fazer um chocolate de qualidade, com cacau bom, independente do maquinário, da formulação ou da fábrica. “Durante muitos anos importamos cacau de outros países, sempre em busca das melhores matérias-primas, mas quando fui convidado por um fazendeiro da Bahia para conhecer a produção de cacau fino em algumas fazendas da região de Ilhéus, constatei que aqui havia cacau de alta qualidade, e que, como brasileiro, deveria valorizar nossos produtos”, acrescenta.

A partir dessa realidade, a empresa reformulou sua linha de chocolates gourmet Harald Melken Unique, oferecendo apenas produtos com cacau 100% brasileiro produzido em fazendas previamente selecionadas pela Harald. Para compor essa linha são utilizados grãos de Cacau Fino dos produtores João Tavares e M. Libânio Agrícola, da Bahia, e de cooperativas localizadas na região amazônica do Pará.

Mercado de chocolate gourmet no Brasil-Com o aumento da renda e do poder de compra, o consumidor busca cada vez mais produtos sofisticados e de alta qualidade. De olho nessa tendência, as empresas brasileiras do setor estão investindo no mercado de chocolate gourmet que, segundo dados da ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, vem crescendo até três vezes mais que o mercado de chocolate comum.

De acordo com o último balanço da ABICAB, a produção nacional de chocolate fechou 2012 com 732 mil toneladas – 3,1% maior que a de 2011, garantindo ao Brasil o terceiro lugar entre os países produtores. Em consumo, o País está em quarto lugar, com 2,2 kg de chocolates consumidos por pessoa ao ano. Há três anos essa média era de 1,65 kg.

I Fórum sobre Produção De Cacau E Chocolate De Origem 100% Brasileira, dia 14 de setembro (sexta-feira), às 17h30, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia,Av. Dr. Freitas s/n - Marco – Belém (PA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira