Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2013 - 11:31

CPFL Energia investe em pesquisa para viabilizar rede de recarga para carros elétricos


Grupo investirá até 2,5 milhões nos próximos cinco anos em “eletropostos” para abastecimento de frotas de empresas em Campinas.

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, realiza um estudos para desenvolver sistemas de abastecimento de veículos elétricos na cidade de Campinas. O Programa de Mobilidade Elétrica visa, nos próximos cinco anos, viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais.

Realizado no âmbito de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa prevê a instalação de 100 pontos de recarga de automóveis elétricos. Segundo Vinícius Teixeira, gerente de inovação da CPFL Energia, a fase inicial do programa receberá R$ 6,5 milhões em investimentos, entre veículos e infraestrutura. “O recurso investido pode aumentar chegar a R$ 25 milhões até o final do programa”.

O programa conta com dois novos veículos Z.E. (Zero Emissão), adquiridos recentemente da Renault. O Zoe, um hatch compacto para quatro pessoas e autonomia superior aos 210 quilômetros e o Kangoo Z.E o primeiro furgão 100% elétrico do mercado.

Além da Renault, a CPFL Energia conversa com outras empresas privadas e agentes do setor público para estabelecer parcerias. “A organização que queria entrar com o participante do programa pode adquirir os seus próprios veículos ou utilizar a frota disponibilizada pela pesquisa, entrando assim como co-financiadores. Eles receberão todas as informações, os estudos e capacitação para incluir os veículos elétricos como parte da frota”, comenta Teixeira.

O projeto de Mobilidade Elétrica é um dos destaques da CPFL Energia no 9º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre 10 e 12 de setembro, em São Paulo.

Perfil - A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços.

Com 13% de participação no mercado de distribuição de energia, mantém a liderança no segmento, atendendo mais de 7 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Referência em eficiência operacional, a empresa tem intensificado seus investimentos em tecnologia voltada a redes inteligentes (smart grid), além de programas de redução de perdas, de eficiência energética, e projetos de pesquisa e desenvolvimento em frentes como green building e veículos elétricos.

Em comercialização, possui 10% de participação no mercado livre de energia elétrica. No segmento de geração, consolidou sua presença no território nacional como o segundo maior agente privado do País, e adotou uma estratégia de crescimento baseada em uma matriz energética limpa e renovável. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, voltada à geração de energia a partir de fontes renováveis alternativas, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e, mais recentemente, a usina solar Tanquinho, primeira do gênero no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil.

Desde seu IPO (Initial Public Offering), em 2004, a CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, segmentos de maior nível de governança corporativa. Pelo oitavo ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa e, em 2012, ano em que comemorou seu centenário, o Grupo ingressou no Índice Dow Jones Emerging Markets. [www.cpfl.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira