Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2013 - 11:31

Revendo a estratégia: o papel do Tutor!


O seu negócio fatalmente necessitará de uma nova estratégia. Nesta situação naturalmente você procurará tirar o melhor proveito da consultoria que você irá contratar ou de sua equipe de planejamento, todavia nunca terceirize para eles o trabalho de reflexão que conduzirá à nova estratégia. Invista o seu tempo e o de sua equipe, dentro dos mais rigorosos critérios de economia e produtividade, numa forma de trabalho que resulte em respostas e visões que você possa chamar de “nossas”, não de “a estratégia da consultoria X”.

Preveja a presença de um profissional externo, um Tutor, que conduza e apoie o desenvolvimento do projeto, que ao mesmo tempo avalie as habilidades e competências da equipe diretamente envolvida e, se necessário, aponte os pontos fracos a serem desenvolvidos, que ao mesmo tempo transfira conhecimento e experiências e que trabalhe preventivamente de modo a mitigar os efeitos deletérios da má comunicação.

Ter um Consultor para a condução deste processo não será o recurso mais adequado, o que frequentemente leva ao relativo fracasso descrito acima.

Cabe nestas situações a presença de um Tutor, um profissional sênior com características muito particulares, que será responsável por conduzir o processo, adicionando suas experiências, apontando as necessárias ações de capacitação, facilitando a comunicação entre equipe gerencial, Conselho/CEO/Diretoria, promovendo o amadurecimento e criando um espirito de corpo desta para que ela seja aderente à proposta a ser levada adiante.

Esta é uma iniciativa de longo prazo, com duração não menor que 12 meses, considerando que elementos da equipe necessitarão de ações de capacitação, ou de análise e debates sobre o funcionamento de outros modelos de negócio, que não só levem a um plano robusto, mas também ao fortalecimento de cada individuo e da equipe. Tendo o Tutor atingido seus objetivos a empresa terá em mãos uma equipe preparada e consciente dos desafios, oportunidades, riscos, forças e fraquezas a serem enfrentados.

. Por: Valmir Mondejar, (Principal executivo na ERC Ltda consultoria voltada a revisão de processos, na reestruturação organizacional das áreas comercial, marketing e no desenvolvimento industrial, empreendedor do projeto Elder Mine).[[email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira