Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2013 - 09:12

Melhore a sua alimentação e contribua para redução do risco de doenças

Sabemos hoje que o câncer tem uma característica multifatorial, ou seja, pode estar associado à múltiplos fatores, dentre eles a alimentação. A alimentação é um fator modificável, daí a importância de alertar e orientar as pessoas sobre algumas mudanças potencialmente benéficas. Inicialmente vamos falar sobre a fibra na alimentação. É sabido que as dietas com alto teor de fibras tem papel na diminuição do risco de câncer. Portanto, a preferência por alimentos integrais como o arroz e pães é uma maneira saudável de aumentar a ingestão de fibras. Além disso, os vegetais (frutas, legumes e verduras) nos oferecem além das fibras, vitaminas e sais minerais que também tem papel protetor.

Sabemos também que a alimentação rica em frutas, legumes, verduras e cereais diminuem o risco de doenças cardiovasculares e alguns estudos preliminares apontam para redução do risco de alguns tipos de câncer. É importante alertar que a ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui a boa alimentação. Os nutrientes exercem papel protetor quando consumimos através dos alimentos.

Os grãos e cereais não devem ser armazenados em locais úmidos, pois isso favorece o desenvolvimento de um fungo (Aspergillus flavus), que produz a substância chamada aflatoxina. Essa substância é cancerígena e pode desenvolver o câncer de fígado.

Alguns estudos sugerem que a alimentação rica em gordura, sobretudo a gordura saturada, pode estar associada com maior risco de câncer de mama e próstata. Sabe-se também que o excesso dessa gordura está associado também à obesidade e doenças cardiovasculares.

Outro aspecto importante é o modo de preparar e conservar os alimentos: alimentos conservados em sal como carne de sol e peixes salgados podem estar associados ao câncer de estômago. Assim como os alimentos ricos em nitritos e nitratos (embutidos e alguns enlatados) podem aumentar o risco de câncer gástrico. Os alimentos ricos em alcatrão, originados da fumaça do carvão, também possuem ação cancerígena conhecida.

Diante de tudo que foi exposto, seguem algumas recomendações sobre o hábito alimentar:

· Aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras; | · Preferir arroz e pães integrais; | · Sempre que possível utilizar alimentos frescos ao invés dos industrializados; | · Reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada (queijo amarelo, carne gorda e leite integral); | · Procurar preparar os alimentos com menos sal, preferindo temperos como alho, salsa e cebola.

Com essas medidas você estará agregando mais saúde ao seu dia a dia!.

. Por: Dra. Fernanda Schettino, nutróloga da Oncomed BH

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira