Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2013 - 09:23

Abinpet divulga dados sobre pontos de venda e indústria brasileira de pet food

Pet shops, atacadistas, distribuidores, autoserviço e varejistas são, em maioria, pequenas e médias empresas, com faturamento mensal de até R$ 50 mil.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) anuncia números sobre os pontos de venda e indústrias de alimento do setor no Brasil. Da mostra de 110 mil PDVs analisados, concluiu-se que 19% são pet shops, 26% atacadistas e distribuidores, 21% autoserviço e 34%, varejistas. Mais de 87% dos pet shops são pequenas e médias empresas que faturam de R$ 5 mil a R$ 51 mil por mês.

De acordo com a associação, também há um grande potencial de comercialização de Pet Food inexplorado no mercado nacional. Segundo a apuração, o consumo médio diário de alimento completo para cães e gatos é de 4,4 milhões de toneladas, e o abastecimento industrial de 2,3 milhões. Isso deixa uma lacuna de fabricação da ordem de 2 milhões de toneladas. “Os dados apontam para um grande parque industrial subutilizado no país. São necessários investimentos para que esse segmento cresça mais”, afirma o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França. Somente 42% da capacidade de produção brasileira é utilizada, contra os 58% ociosos.

O levantamento ainda mapeou que há no país 567 marcas, definidas como o rótulo das embalagens, e 1856 produtos, delimitados como o tipo de alimento, a exemplo de “carne e vegetais”, “original”, “filhotes”, entre outros. Mais de 100 indústrias de pet food foram inseridas na pesquisa. A entidade não considerou a quantidade de SKUs (unidade de manutenção de estoque - código identificador do produto).

A Abinpet projeta para 2013 um faturamento interno de R$ 15,4 bilhões, crescimento de 8,1% sobre 2012, que fechou com R$ 14,2 bilhões. O montante pode significar 0,34% do PIB 2013 do país. Em 2012, a indústria de produtos para animais de estimação chegou a ocupar 0,32% do PIB nacional, número superior àqueles das geladeiras e freezers (0,14%), componentes elétricos e eletrônicos (0,23%) e automação industrial (0,09%).

Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação-A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, com associados de toda a cadeia produtiva. A entidade congrega os segmentos Pet Food (alimento), Pet Vet (medicamentos veterinários), Pet Serv (serviços e cuidados com os animais), e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).

As informações da entidade são apuradas diretamente com os integrantes do setor, por meio do Painel Pet, banco de dados que existe desde 1980. Com essa ferramenta, é possível ter estatísticas e elaborar pesquisas complementares efetivas.

A Abinpet promove e fortalece o setor Pet, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento dos associados. Além disso, a entidade busca ser referência internacional ao incentivar a conscientização do consumidor e o fortalecimento do setor por meio da sustentabilidade do mercado Pet no Brasil. [www.abinpet.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira