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13/09/2013 - 09:34

Moda Plus Size cresce no mercado gaúcho e nacional


54% dos homens estão acima do peso contra 48% das mulheres.

A linha plus size é uma das que mais cresce no mercado nacional com aumento nas vendas de 30% ao ano. No ano passado, o segmento gerou faturamento de R$ 4,5 bilhões, o que corresponde a cerca de 5% do total faturado pela indústria do vestuário. No Rio Grande do Sul, esta proporção está próxima a 8%, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.

- Estamos falando prioritariamente de um problema de saúde pública e que também chama a atenção do comércio da moda. As roupas que estão sendo procuradas pelos gaúchos vêm aumentando de número e cada vez mais atingindo o limite superior de medidas que fogem dos padrões estéticos normalmente focados pela indústria do vestuário. No entanto, o comércio pode ainda evoluir no que diz respeito às opções de produtos para esse público - analisa o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Segundo o IBGE de 2012, 51% da população brasileira está acima do peso.

A predominância da obesidade está no âmbito do sexo masculino: 54% dos homens estão acima do peso, contra 48% das mulheres. Entre os estados brasileiros, o RS é líder no quesito de quilos a mais, com 63% da população registrando excesso de peso. Porto Alegre é a capital com maior participação de obesos: 60,7% dos homens e 50,7% das mulheres porto-alegrenses se enquadram nesse perfil.

Perfil da FCDL-RS - A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

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