Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2007 - 07:26

Um sonho desenhado na garagem

A visão de um empreendedor é fundamental para a concretização de seu sonho. Lourival Mariano aprimorou seus conhecimentos e transformou a Petink em uma das maiores empresas de comunicação visual do país

São Paulo, novembro de 2007 – A partir da garagem de casa, Lourival Mariano deu início as suas atividades como um empreendedor. Depois de receber a proposta de um amigo, começou a trabalhar em seu próprio negócio. Sua função era a de fazer os desenhos que ilustravam as camisetas e adesivos produzidos pela empresa; cujo nome foi fruto de sonhos tidos pela mãe dos irmãos Mariano: Petink. Dezoito anos mais tarde, a empresa de Lourival e Arnaldo é referência no mundo da comunicação visual, especialmente no segmento de produtos para ponto de venda, tais como: displays, banners e adesivos.

Após um ano conciliando suas atividades de empreendedor com a jornada de trabalho como desenhista mecânico, Lourival decidiu se dedicar em tempo integral a Petink. Além de continuar produzindo as ilustrações, ele passou a vender os seus primeiros produtos, camisetas personalizadas e adesivos, na busca por parcerias que viabilizassem o crescimento da empresa. Mas durante os sete primeiros anos de história, a Petink não havia deslanchado dentro de um setor conhecido pela alta competitividade.

No ano de 1997, Lourival participou de alguns cursos do Sebrae, que o levou a aprimorar seus conhecimentos sobre sua própria maneira de gerir. Treinamentos em áreas estratégicas como Licitações, Negociações e Vendas foram essenciais para que suas habilidades pudessem ser colocadas em prática com sucesso. O ano seguinte foi considerado como um divisor de águas pelo diretor da Petink: "Participar do Empretec me fez mudar algumas características e reforçar outras. Acredito que a partir daquele momento percebi que precisava realmente profissionalizar a empresa, torná-la competitiva, conhecida e respeitada no mercado nacional. Esse curso oferecido pelo Sebrae funciona como um ponto de referência na vida de um empreendedor".

No fim da década de 90 a Petink teve seu quadro de funcionários ampliado e hoje ele é formado por, aproximadamente, trinta profissionais. Em relação a essa equipe, uma das primeiras medidas adotadas pela diretoria foi a de torná-la parte realmente integrante da Petink. Para isso, estipularam-se reuniões mensais, para que os colaboradores fiquem sabendo quais são as metas da organização e uma série de outras ações que visam melhorias na qualidade de vida e nas condições de trabalho. "Hoje, como exemplo dessa política de apoio aos colaboradores, meio por cento do faturamento bruto da empresa é destinado para que eles próprios decidam quais melhorias devem ser feitas. A implantação do Programa Sebrae da Qualidade Total também ajudou a trazer o funcionário para perto da empresa".

Para que o crescimento de sua empresa fosse possível, Lourival teve que buscar saídas sustentáveis. No que se refere à capitação de recursos, um projeto de viabilidade econômico-financeira foi elaborado. Isso proporcionou a modernização do parque produtivo, por meio da compra de novos equipamentos. Como efeito desse crescimento, a empresa passou a se especializar em impressões em grande formato e, hoje, esse processo é realizado com a recente tecnologia de impressão Ultra Violeta.

"Crescer dentro do setor da serigrafia foi difícil. Concorrer com os grandes players do mercado exigia maquinário moderno e confiabilidade quanto à execução dos trabalhos. Hoje minha empresa tem práticas que a tornam singular no cenário nacional de impressão; desde o prazo para se estudar uma proposta e gerar um orçamento, até a execução do serviço, a Petink tem total comprometimento com seu cliente. Afinal de contas, nosso sucesso só é possível pelo sucesso deles", afirma Lourival.

Quando questionado sobre suas ações como empreendedor, o empresário acredita que para se atingir um objetivo é importante visualizar o caminho e chamar para si as responsabilidades: "Planejo estrategicamente onde quero chegar e coloco tudo no papel para medir o risco de cada ação." Durante o período compreendido entre os anos de 2000 e 2006, o ritmo de crescimento da Petink alcançou uma média de 44% ao ano. Um índice alto, especialmente quando em comparação com o crescimento da economia brasileira durante o mesmo período.

Para os próximos anos a Petink vai apostar no desenvolvimento de produtos inovadores, como as novas ferramentas de marketing voltadas para os salões de cabeleireiros. "Estamos criando um portifólio de produtos que engloba displays para recepção, painéis decorativos, banners, posters com molduras e cavaletes. Tudo isso pensando nos estabelecimentos que não costumam investir em comunicação e marketing. Queremos oferecer soluções práticas, funcionais e eficientes para estes estabelecimentos" afirma André Macêdo, coordenador de desenvolvimento de produtos. Para conquistar esse novo mercado, a Petink investiu na confecção de protótipos e realizou pesquisas de aceitação junto ao público-alvo: "Essa proximidade com o nosso público nos permitiu desenvolver soluções realmente viáveis e funcionais. Durante o lançamento do nosso portifólio na Feira Cosmetic Cosmética 2007, recebemos muitos elogios de donos de salões dizendo que não há no mercado produtos de comunicação visual práticos e baratos" conclui André. Diante deste resultado positivo, a Petink já inicia o ano de 2008 com um projeto de ampliação de seu parque gráfico: "A partir do ano que vem, queremos desenvolver produtos para outros segmentos comerciais; na área da saúde, já estamos oferecendo o display de recepção que facilita a organização das salas de espera de consultórios médicos e odontológicos" conclui Lourival.

Lourival credita o trabalho em equipe como parte de seu sucesso: "Sempre tive pessoas que me ajudaram a tornar meus planos realidade; como meus dois gerentes de produção e meu irmão Arnaldo, que é meu sócio na Petink. Para se concretizar um sonho, é necessário acreditar nele, trabalhar muito , de preferência no que se gosta, e se cercar de pessoas prósperas, honestas e eficazes!".

Perfil da Petink – Empresa especializada em comunicação visual, a Petink é capaz de criar e produzir um conjunto de painéis decorativos, posters, banners, faixas e displays, sempre aliando o design moderno à funcionalidade. Sua carteira de clientes é variada, como por exemplo, as grandes agências de publicidade, que estabelecem parcerias para a execução de suas campanhas.| www.petink.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira