Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2013 - 09:58

SITA assina acordo de sete anos com a harris corporation

A SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI, assinou um contrato de sete anos com a Harris Corporation, integradora de sistemas do NextGen, um dos principais programas da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration). A SITA irá fornecer à Harris os equipamentos para implementar uma rede de estações em solo, já aprovada pela FAA, que permitirá a comunicação de dados digitais com as aeronaves. A SITA já fornece comunicação para aeronaves à metade das companhias aéreas dos Estados Unidos.

O contrato é parte do investimento de US$150 milhões em Rede de Comunicação de Dados (Data Communications Network Service) do Programa de Serviços Integrados de Comunicação de Dados (Data Communications Integrated Services) da Harris. A comunicação de dados digitais com as aeronaves é um dos principais componentes do sistema NextGen da FAA. A migração do controle de tráfego aéreo de voz para comunicação de dados irá aumentar a segurança e eficiência do serviço. Na Europa, por exemplo, estima-se que quando todos os aviões estiverem completamente equipados, a adição do emprego de data link para ATC vai aumentar em 11% a capacidade daquele espaço aéreo.

John O'Sullivan, vice-presidente de programas civis e sistemas de comunicação de governo da Harris, diz: “A parceria com a SITA nos permite fornecer uma rede de serviços com VHF datalink à FAA; possibilita também a migração de comunicação de voz de longa distância do controle de tráfego aéreo para conectividade de dados digitais.”

A SITA é uma provedora de telecomunicações controlada pela comunidade das companhias aéreas que opera uma rede golbal de estações VHF datalink (VDL), terrestre que permite a comunicação das aeronaves com companhias aéreas e operadores de ATC. Desde1999, a SITA vem fornecendo aos centros de controle oceânicos da FAA, acesso aos aviônicos conhecidos como Future Air Navigation Systems (FANS-1 / A), causando uma revolução no controle de tráfego aéreo em áreas oceânicas. Com essa rede da SITA em parceria com a Harris, todos os sistemas dos centros de controle (ATC) da FAA serão capazes de se comunicar com as aeronaves equipadas com o FANS 1 / A. Esses aviônicos utilizam o sistema ACARS, datalink padrão da indústria aérea. A Harris irá implantar um processador de mensagens ACARS usando o software da SITA para processar todas as mensagens da FAA em um ambiente seguro e enviar as comunicações das companhias aéreas através da SITA.

Philip Clinch, vice-presidente para serviços de comunicação de aeronaves da SITA, diz: “A SITA usa as estações VDL da Harris para fornecer redes de enlace de dados aos Provedores de Serviços de Navegação Aérea Europeia (Aeronautical Navigation Service Provider) para que os mesmos possam cumprir com o mandato do Céu Único Europeu. Nós fomos selecionados pela FAA/Harris para fornecer o serviço VHF datalink, gerando os meios para a Harris entregar as soluções exigidas pelo NextGen e, ao mesmo tempo, garantindo serviços compatíveis com a FAA para muitas companhias aéreas que utilizam o AIRCOM da SITA nos Estados Unidos.

A SITA vem promovendo e possibilitando a migração do ATC para o datalink desde que a comunidade de transporte aéreo lançou a primeira padronização há 25 anos. A SITA desenvolveu a tecnologia necessária de forma economicamente eficiente e implementou a mesma através de parcerias com a rede ANSP.

Clinch acrescenta: “Nós da SITA temos sido fortes defensores da mudança de ATC para datalink e reconhecemos que o emprego de VHF datalink pelo ATC irá aumentar a sua utilização por parte das companhias aéreas, tornando-se o fator decisivo para manter a tecnologia VHF na vanguarda da comunicação de aeronaves.”

A SITA e a Harris trabalham juntas há 15 anos, quando a SITA selecionou a Harris para desenvolver uma estação terrestre para prover o serviço VDL no padrão ICAO. A Harris irá substituir as atuais 330 estações americanas da SITA por novas estações VDL compatíveis com a FAA. Essa migração será parte da atualização geral dos sistemas terrestres da FAA.

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1.57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira