Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2013 - 15:49

Varejo de vestuário unido em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia de fornecedores


A Certificação de Fornecedores-ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) foi lançada em setembro de 2010, num esforço setorial reunindo as grandes empresas varejistas presentes no Brasil. O objetivo é ajudar as empresas signatárias a monitorar e qualificar, de maneira estruturada e integrada, a cadeia de fornecedores do setor têxtil, a fim de disseminar boas práticas e combater todo e qualquer trabalho irregular nas confecções.

Até 31 de Julho de 2013, a ABVTEX fez um balanço da iniciativa: um total de 4.714 empresas de todo o País já haviam sido cadastradas na certificação, das quais 3.009 obtiveram a certificação e 938 encontram-se em situação de plano de ação pendente, ou seja, ainda não receberam a certificação em função de ações corretivas. Foram realizadas ao todo 5.887 auditorias até esta data.

Criado a partir de discussões intensas que envolveram representantes das redes varejistas, entidades ligadas à indústria têxtil, ONGs (como o Instituto Ethos), organismos certificadores e órgãos públicos, o processo de certificação estimula o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento ética e responsável para a evolução do setor de varejo de moda no país. As empresas varejistas que são signatárias do programa assumem, além da promoção da certificação em suas respectivas redes de fornecimento, o compromisso de monitorar continuamente seus fornecedores e subcontratados. Ou seja, a certificação ABVTEX é mais uma importante ferramenta para as redes varejistas neste complexo monitoramento, mas não tem como fornecer 100% de garantias já que as auditorias espelham um raio-X da confecção em um determinado momento e os auditores não têm poder de polícia.

Para obter a certificação ABVTEX, fornecedores e subcontratados devem passar por auditorias independentes e conquistar uma pontuação final igual ou superior a 70% no conjunto dos itens acima. No entanto, a existência de trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, ou trabalho estrangeiro irregular excluem os fornecedores e subcontratados da Qualificação. Uma vez sanados os problemas, após seis meses eles podem solicitar uma nova auditoria para buscar a certificação. Após um ano de certificação são realizadas auditorias não anunciadas para garantir a sua idoneidade e isenção. A certificação tem validade de dois anos.

Um comitê criado pela ABVTEX e denominado de Comitê Gestor, composto por representantes dos associados, é incumbido de ouvir sugestões, analisar casos específicos e deliberar sobre todas as ações necessárias para o seu bom andamento. A cada dois anos esse comitê é renovado.

Balanço positivo - A ABVTEX, que representa 16 redes varejistas nacionais e internacionais de vestuário que possuem mais de 4.771 lojas em todo o País (dados de dezembro de 2012), vê de forma muito positiva a quantidade de fornecedores certificados. Esse desempenho mostra o comprometimento dos fornecedores em adotar as melhores práticas em seus negócios. A adesão a essa certificação é voluntária por parte das empresas signatárias. A ABVTEX teve o importante papel de reunir e uniformizar procedimentos de qualidade e de monitoramento desta cadeia de fornecedores.

A associação esclarece não tem o papel de homologar ou credenciar fornecedores. Esta responsabilidade cabe aos organismos certificadores externos do programa, selecionados entre os mais renomados do País - SGS, Bureau Veritas, ABNT e Intertek. Estes organismos são contratados diretamente pelas confecções que se candidatam a obter a Certificação.

Ao se tornarem signatárias da Certificação, as empresas varejistas, por sua vez, assumem responsabilidades, tais como: comunicar formalmente seus fornecedores sobre a certificação; apoiar a ABVTEX na condução da mesma e dar seguimento às diretrizes estabelecidas; estimular e apoiar a adesão e adequação por parte dos seus fornecedores; realizar o acompanhamento contínuo dos fornecedores certificados; rescindir contrato com os fornecedores que não obtiverem a Certificação, conforme prazos estabelecidos no regulamento disponível no site www.abvtex.org.br/certificacao, e seguir os compromissos assumidos no Termo de Adesão.

A iniciativa já está criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social entre o varejo e seus fornecedores nacionais, em benefício de toda a cadeia têxtil. Em reconhecimento a este trabalho, a Certificação recebeu recentemente o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade 2013 na categoria entidade. Em 2012, o Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas homenageou a ABVTEX como finalista do 6º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

Iniciativas de sustentabilidade se multiplicam - As grandes redes de varejo associadas à ABVTEX e signatárias da Certificação realizam intensivas ações de desenvolvimento sustentável de sua cadeia de fornecedores, paralelamente ao monitoramento da certificação da ABVTEX. Seguem abaixo as iniciativas da Pernambucanas em prol das melhores práticas nesta relação:

Pernambucanas - Entre as ações desenvolvidas pela Pernambucanas para o desenvolvimento e monitoramento de sua rede de fornecedores, destacam-se:

• Cadastro de Fornecedores: a escolha e a contratação de fornecedores da Pernambucanas são baseadas em critérios técnicos, profissionais e éticos, e alinhada com o “Jeito Pernambucanas de Ser” em conjunto com seu código interno de conduta por meio de processos definidos, garantindo assim a melhor relação custo-benefício. A relação com fornecedor deve ser duradoura, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência. As áreas de Compras Vestuário, Compras Eletro, Compras Lar e Compras de Suprimentos e Serviços, além de buscarem o melhor preço e qualidade, interagem com as demais áreas da empresa, junto à sua cadeia de fornecedores, buscando o fortalecimento da relação de parceria por meio de um processo estruturado de acompanhamento e melhoria contínua; sempre com foco na sustentabilidade dos fornecedores.

• ABVTEX: todos os fornecedores têxteis devem passar pela certificação para poder fornecer às Pernambucanas. Caso o fornecedor não seja certificado na ABVTEX, o mesmo não poderá ser cadastrado na Pernambucanas.

• Auditoria de Fornecedores: por iniciativa da Pernambucanas, foi criado o programa Auditorias Pernambucanas no qual, por meio de empresas certificadoras (SGS e ABNT), são realizadas auditorias iniciais em seus fornecedores do ramo têxtil e subcontratados por eles informados. Paralelamente, foi criado um time interno de analistas que realizam auditorias de acompanhamento nos fornecedores e subcontratados para verificar a evolução das não conformidades identificadas nas auditorias realizadas pelas empresas certificadoras ou fornecedores auditados pela Certificação-ABVTEX. Esses colaboradores são contratados com nível superior e passam por treinamentos periódicos de relações trabalhistas, segurança e saúde. Todas as visitas gerenciadas pela Pernambucanas ocorrem sem aviso prévio com a finalidade de verificar as reais condições de trabalho dos fornecedores e sua cadeia produtiva.

• Pacto de Compromisso Social: Todos os fornecedores da Pernambucanas precisam obrigatoriamente assinar o Termo de Compromisso Social e Econômico, que é o instrumento particular de re-ratificação do contrato de adesão ao sistema de compras de mercadorias da Arthur Lundgren Tecidos S.A. – Casas Pernambucanas, com pacto adjeto de compromisso social e econômico e outras avenças.

• Documentos para Cadastro: para que os fornecedores sejam cadastrados, as áreas de Compras devem solicitar ao candidato a fornecedor uma série de documentos que comprovem a sua regularidade junto aos órgãos públicos municipal, estadual e federal.

• Cadastro efetivo do Fornecedor: comprovação de todos os passos para a aceitação do fornecedor na Pernambucanas.

• O bloqueio do fornecedor pode ocorrer quando (entre outras razões): o fornecedor apresenta ponto crítico identificado em auditorias e não regularizado dentro do prazo estabelecido pela área de Proteção de Ativos-Controles Internos ou sem auditoria de manutenção da ABVTEX dentro do prazo.

• Canal de Ética: trata-se de um canal exclusivo e confidencial da Pernambucanas, para que qualquer pessoa possa comunicar, de modo seguro, eventuais situações relacionadas aos seguintes temas da cadeia de fornecimento da empresa: violação de leis trabalhistas; condições degradantes de trabalho; trabalho escravo ou análogo ao escravo; e trabalho infantil. As informações relatadas são recebidas por uma empresa independente e especializada. Isso assegura o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Pernambucanas. Todas as informações são analisadas por um Comitê de Ética da empresa. O relato de qualquer ocorrência que esteja relacionada a estes temas pode ser feito por meio do telefone 0800 721 5953 (de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 20:00), com atendimento pessoal, ou por meio do site www.canaleticapernambucanas.com.br

A rede realizou em 2012 mais de 1.000 auditorias e informa sua adesão ao:

• Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – adesão em 28 de agosto de 2012. A Pernambucanas promoveu a adesão recorde de mais de 160 empresas fornecedoras ao Pacto.

• Pacto pela Erradicação da Exploração Sexual Infantil nas Estradas Brasileiras (Programa na Mão Certa) – adesão em 10 de janeiro de 2013.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira