Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2013 - 06:27

Instituto de Infectologia Emilio Ribas lança nova edição de guia para médicos

Sobre prevenção e manejo de comorbidades no tratamento de HIV.

Com o objetivo de oferecer uma ferramenta prática e de fácil manuseio pelos médicos que tratam pacientes HIV+, o Instituto de Infectologia Emilio Ribas lança edição ampliada edição DO “Guia de Investigação, Manejo e Prevenção das Comorbidades Associadas ao HIV”, sob a coordenação da Ana Carla Carvalho de Mello e Silva, médica responsável pelo Ambulatório de Lipodistrofia e supervisora de equipe médica do Ambulatório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. No “Guia” são abordadas 21 das doenças e complicações mais frequentes que podem acometer o paciente com HIV+, em decorrência da AIDS ou terapia antirretroviral, tais como riscos cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, depressão, dislipidemia, hipogonadismo, doenças renais, osteoporose, lipodistrofia, alterações neurocognitivas, alterações hepáticas, linfoma, sarcoma de Kaposi e neoplasias.

No prefácio do “Guia”, o infectologista, ex- diretor técnico do Instituto de Infectologia do Emilio Ribas e atual Secretário de Saúde do Estado de S. Paulo, David Uip, afirma que “as comorbidades associadas ao HIV ocupam, hoje, na prática clínica diária dos médicos que cuidam das pessoas vivendo com HIV/aids, um lugar que anteriormente era tomado pelas infecções oportunistas. Essa é a nova realidade e preocupação enfrentada por esses profissionais, uma vez que a infecção pelo HIV pode ser perfeitamente controlada, a carga viral suprimida, a imunidade estabilizada, resultando em maior sobrevida, em decorrência do uso de uma terapia antirretroviral eficaz e duradoura”.

Cada capítulo do “Guia” é coordenado por um ou mais especialistas no tema abordado: .Cardiologia, Magda Maya Atala | .Doenças Infecciosas, Ana Carla Carvalho de Mello e Silva, Ana Luiza de Castro Conde Toscano, José Ernesto Vidal Bermudez, Margareth da Eira e Mario Peribanez Gonzalez |. Endocrinologia, Antonela Siqueira Catania e Tatiana Goldbaum |.Hematologia: Paula Yurie Tanaka (Dra. Tanaka preparou seu capítulo antes de encerrar suas atividades no Instituto, em 2012) |. Nefrologia, Camila Eleutério Rodrigues, Janaina de Almeida Moda Ramalho e Lucia da Conceição Andrade|. Neurologia: Augusto Cesar Penalva de Oliveira.

O “Guia” está disponível para médicos, em versão online gratuita, a qual deve ser solicitada pelo telefone 0800 703 1050, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O “Guia” foi produzido com apoio da Abbott Brasil.

Legado da Abbott com a Comunidade que Vive com HIV+ - A Abbott se dedicou à luta contra AIDS desde o início da epidemia, sendo a responsável pelo lançamento do primeiro teste aprovado para detector o vírus HIV no sangue, em 1985. Desde então, a empresa passou a combater a epidemia em diversas frentes, tais como pesquisa e desenvolvimento, programas de acesso a tratamento, programas educativos contra o estigma e preconceito e desenvolvimento de projetos humanitários. O apoio da Abbott ao Guia para Investigação, Manejo e Prevenção de Comorbidades Associadas ao HIV” faz parte do programa educacional “Mente e Corpo”, que tem como objetivo contribuir com a melhora de qualidade de assistência ao paciente com HIV e comorbidades relacionadas à doença.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira