Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2007 - 07:44

Dicas da Via Del Vino, em a arte da harmonização “ Os vinhos brancos”

Apesar de ouvir várias coisas a respeito dos vinhos brancos, como:- Vinho branco não é vinho.- Vinho bom é tinto. - Quem conhece vinho só gosta de tinto.

E muitas outras frases e do mesmo estilo, eu como adoradora de “Vinhos”, (e quando falo vinhos estou me referindo aos brancos, tintos e rosés) resolvi escrever algo a respeito dos vinhos brancos para exatamente tentar desfazer essa má impressão, e dizer que existe opções além dos vinhos tintos.

Bem também pretendo deixar bem claro que vinho é uma questão de gosto pessoal, portanto, cada um tem seu paladar e suas preferências que devem sempre ser respeitadas. Todavia para quem gosta de vinhos degustar é sempre um prazer e uma descoberta! Desfrute desse prazer e desvende novos aromas e sabores!

Os vinhos brancos são na maioria das vezes elaborados a partir de uvas brancas ou rosadas, mas podem, em alguns casos ser elaborados com uvas tintas.

O que ocorre é que no processo de elaboração os vinhos tintos permanecem em contato com as cascas (operação chamada de maceração), e os brancos não passam por esse processo. Pois nos tintos se deseja exatamente extrair o máximo de cor, para assegurar a longevidade do produto, já nos brancos, o que se busca é o frescor e a juventude.

Na maceração, além de matéria corante, extraem-se também taninos, substâncias que conferem ao vinho sabor adstringente e que dão estrutura aos tintos.

Por isso, é que os brancos são vinhos de consumo rápido, e também porque o diferencial dos brancos é sua acidez e frescor.

A culinária moderna é hoje uma fusão de gastronomias de diversos países e quando falamos em harmonização os brancos cada vez mais ganham espaço e também adoradores. Sua leveza e sua acidez harmonizam bem com pratos, limpa as papilas gustativas, e são uma ótima opção para entradas e também como aperitivo quando servido com um pouco de licor de cassis.

Nessa estação os brancos ficam em alta, porque podem ser resfriados, são refrescantes, leves, ricos em aromas de frutas cítricas (na maioria das vezes) e em síntese são a cara do verão! Portanto sugiro que você deixe-se cativar pelos encantos do vinho branco, e desfrute dos prazeres que ele tem a lhe oferecer sem preconceitos.| Por: Deise Pelicioli

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira