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17/09/2013 - 11:32

Manutenção em dia do escapamento pode evitar transtornos

Maior consumo de combustível, multa e reprovação na inspeção veicular ambiental são algumas das consequências da falta de manutenção do sistema de exaustão. Por isso, é fundamental fazer revisões periódicas no conjunto de peças.

O sistema de exaustão é um dos itens fundamentais no momento de fazer a manutenção preventiva do veículo. Composto por coletor/tubo de motor, catalisador, tubos flexíveis (malhas de aço), silenciosos intermediário e traseiro, coxins de borracha e suportes para fixação, tem como função direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuar o nível de ruído emitido pela combustão realizada no motor e transformar os gases nocivos emitidos em gases inertes. “A falta de manutenção do sistema de exaustão pode causar ruídos excessivos, aumentar consumo de combustível e até corrosões na carroceria do automóvel, além de lançar maior volume de poluentes ao meio ambiente”, afirma Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

O especialista revela que escapamento em condições inadequadas pode levar à multa e, na cidade de São Paulo, à reprovação na inspeção veicular ambiental, porém, o mais importante é a questão da saúde das pessoas, pois se, por alguma falha, os gases entrarem na parte interna do veículo (habitáculo), em casos extremos, podem ser mortais.

Ao observar ruído no escapamento é hora de fazer revisão no sistema de exaustão. “O catalisador pode estar quebrado, silenciosos furados ou pode ser algum encaixe defeituoso entre as partes”, esclarece. Devido à menor temperatura de trabalho e maior contato com a água, o silencioso traseiro é uma das partes que costuma sofrer maior desgaste. Segundo o consultor, trajetos curtos acumulam água na tubulação e nos silenciosos, causando corrosão.

Para garantir o funcionamento adequado do sistema é importante fazer avaliações periódicas. “É preciso ficar atento, pois a má qualidade do combustível, lombadas e ondulações no asfalto e até rodar trajetos curtos podem afetar a vida útil das peças”, ressalta Parisi.

Em caso de troca, é preciso ficar atento ao selo do Inmetro. Para garantir a qualidade da peça aos consumidores, desde abril de 2011, só é permitida a comercialização de catalisador com o selo do Inmetro no mercado de reposição. “A substituição das peças deve ser feita com modelos compatíveis aos originais para manter os níveis de emissões e ruídos em conformidade com a regulamentação”, conclui.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 42 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual perto de 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição. A capacidade atual instalada permite produzir até 6 milhões de peças por ano.

Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.

A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro.

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