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17/09/2013 - 11:41

Crescimento em espiral: a melhor opção para as franquias


Crescer é o sonho de praticamente todos os empresários. Fazer isso pelo sistema de franquias pode ser uma excelente alternativa em muitos casos. Expandir uma marca com o capital de terceiros, além de mais rápido é muito mais barato. O único problema é quando esse crescimento não acontece de maneira ordenada.

Principalmente no início da expansão, muitos franqueadores vivem o dilema de abrir mais franquias - se beneficiando dos ganhos de escala e visibilidade da marca - ou seguir rigorosamente o plano de expansão de forma a assegurar que possa prestar um bom suporte ao seu novo parceiro. Num país com dimensões continentais, sair abrindo unidades franqueadas por todo o território pode implicar em problemas para a gestão e operação da rede. Nesse sentido, o crescimento em espiral pode ser a melhor alternativa.

É sabido por todos que prestar um apoio e suporte de qualidade para o franqueado é fundamental para o sucesso de uma rede de franquias. Expandir as operações sem uma visão bem definida de como e quando os objetivos serão alcançados, certamente, pode ser um tiro no pé. Por isso, a proximidade regional pode fazer toda a diferença. Iniciar a expansão de sua marca em regiões próximas à matriz pode ser uma estratégia bem interessante.

Uma questão fundamental é quanto ao abastecimento da rede. Será que há escala suficiente para viabilizar a logística em locais geograficamente distantes? Qual é o tempo que demora entre o fornecedor e a unidade franqueada? Quais são os custos? É necessário aumentar o capital de giro da operação em virtude deste tempo adicional de transporte? A estratégia de preços atual contempla margens para suportar estes custos adicionais?

A mesma dúvida ocorre em relação ao suporte e apoio ao franqueado. Quanto custa o deslocamento de um consultor de campo até a unidade do franqueado? Quanto tempo leva este deslocamento? Será que faz sentido a prestação deste suporte somente com o recebimento dos royalties desta franquia? Na prática, deslocar algo ou alguém de São Paulo a Sorocaba, por exemplo, com certeza é bem diferente do que deslocar de São Paulo a Manaus. Os custos e o tempo gasto são premissas fundamentais que podem viabilizar ou não a expansão de sua rede de franquias.

Além disso, ainda tem as questões de marketing. Será que há escala suficiente que viabilize financeiramente a execução de ações de divulgação e marketing? A sua marca terá visibilidade local e regional somente com uma única operação? Crescer regionalmente pode ajudar a sua marca a realizar as ações de marketing e divulgação. O custo de uma inserção na televisão com âmbito local pode representar somente uma pequena fração do custo de uma inserção em rede nacional. Outro ponto é que quanto maior o número de operações, maior visibilidade a sua marca terá, e consequentemente, quanto maior a visibilidade, maior tende ser a força da marca localmente.

Em linhas gerais, defina um crescimento em espiral de sua rede de franquias, pois isso facilitará e simplificará a sua gestão e operação de sua rede. Dê um passo de cada vez. Dar um passo maior do que as suas pernas, definitivamente, pode fazer você cair mais rápido do que imagina!

.Por: José Carlos Fugice Jr, administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio fundador da Goakira Consultoria Empresarial. [www.goakira.com.br].

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