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18/09/2013 - 10:33

A conscientização é fundamental para reduzir acidentes no trânsito, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse no dia 17 de setembro (terça-feira), durante o lançamento da nova campanha de trânsito, que mostrar casos reais de pessoas com sequelas dos acidentes no trânsito é uma forma de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar as regras ao volante. “A campanha mostra histórias de pessoas que estão passando por processo de reabilitação. Essas experiências devem servir de exemplos de transformação na vida de outras pessoas”, disse o ministro ao lado do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, entre outras autoridades.

A ideia da campanha desenvolvida pelo publicitário Fábio Ludwig é mostrar que uma vítima de acidente de trânsito, na maioria dos casos, tem que reaprender gestos simples como andar, falar e comer. “Aprender a andar. Aprender a comer. Aprender a falar. Só é natural na primeira vez”, diz o slogan da campanha.

Durante a apresentação do vídeo com as histórias dos três personagens, o ministro Aguinaldo Ribeiro se emocionou: “Nós temos endurecido bastante nossos filmes. Isso é bom para as pessoas terem a dimensão do que acontece na vida de uma pessoa com sequelas de um acidente de trânsito. É uma luta muito grande para toda a família”, disse o ministro lembrando que filmes em outros países são muito mais duros do que o proposto.

O filme relata o caso de João Santos que perdeu a esposa e uma das pernas em um acidente de moto. Ele está reapreendendo a andar. A outra personagem é Wellen Nascimento, universitária, que passou dois anos em coma após um acidente e hoje se comunica apenas com o piscar dos olhos. Também conta o caso de Andrea Mello. Ela dormiu ao volante e busca superar as atividades de locomoção e comunicação com terapia. “O que estamos tratando aqui é o comportamento e isso só muda com a palavra-chave que nós temos insistido que é a consciência. Consciência é fundamental.”, destacou Aguinaldo.

O tema da campanha é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas”. Essa ação do Ministério das Cidades é parte da Semana Nacional de Trânsito 2013, que acontece de 18 a 25 de setembro e também do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada: Um Pacto pela Vida), iniciativa do Governo Federal que visa reduzir em 50% o número de acidentes, entre 2011 e 2020.

Durante o lançamento da campanha, o ministro lembrou os três eixos do Parada: educação, fiscalização e sensibilização. A educação no trânsito na infância é, segundo o ministro, para formar um adulto mais consciente. A fiscalização completa a educação a partir da averiguação do efetivo cumprimento das leis de trânsito. A sensibilização é a prática de ações para chamar atenção da sociedade sobre dirigir com responsabilidade e prudência.

De acordo com a diretora geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento Souza, os dados comprovam que após a intensificação de campanhas educativas como o Parada o número de mortos e feridos no trânsito diminuiu. Segundo ela, nos últimos dois anos, houve uma redução de 15% de feridos graves e 10% de mortes nas rodovias federais do país.

Também estiveram presentes no evento o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Antônio Cláudio Portella, o coordenador-geral do Samu do Distrito Federal, médico Rodrigo Caselli e diversos parlamentares.

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