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22/11/2007 - 07:54

Consumidor endividado tem chance de resgatar seu crédito


Preocupada com o fato de 55% dos inadimplentes alegarem descontrole financeiro, Telecheque lança campanha de recuperação de crédito válida para todo o Brasil.

São Paulo - A Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, lança, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de recuperação de crédito, que oferece desconto de até 50% sobre o saldo devedor aos inadimplentes que queiram aproveitar o 13º salário para quitar as suas dívidas com a empresa referentes ao período de janeiro a agosto de 2007. Válida para todo o Brasil, a campanha estará acessível aos consumidores durante todo o mês de dezembro.

"Para a Telecheque, esta campanha é uma forma de incentivar o consumidor a reabilitar seu crédito, principalmente neste período de compras de fim de ano, quando cresce o movimento no comércio", afirma José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

O vilão da inadimplência - O descontrole financeiro vem crescendo nos últimos três anos como a principal causa da inadimplência do consumidor brasileiro. É o que mostra a pesquisa Perfil do Inadimplente da Telecheque, que ouviu 1316 consumidores inadimplentes entre setembro e outubro deste ano.

De acordo com o estudo, o descontrole financeiro respondeu por 55% das justificativas dos inadimplentes e o empréstimo do nome para terceiros por 13%. Os jovens entre 20 a 30 anos são maioria entre os consumidores com restrição de crédito, representando 37% do total.

"O consumidor brasileiro tem se deparado com muitas oportunidades de gastar seu dinheiro, o que tem tornado ainda mais complexo o planejamento financeiro e o endividamento saudável", comenta Praxedes. "A visão da nossa área de Recuperação é a de que precisamos reeducar estes consumidores e tê-los novamente na cadeia produtiva do crédito, agindo com maior consciência e tornando o consumo e o uso do crédito no Brasil um círculo virtuoso", complementa.

A pesquisa também identificou que o perfil mais comum de inadimplentes são os casados (52%), os consumidores que já concluíram o Ensino Médio (43%), empregados em empresas privadas (42%) e com faixa de renda entre R$ 700,00 e R$ 1.050,00 (24%).

Ainda segundo o estudo, o setor de confecções foi o mais afetado pela inadimplência, já que 20% dos entrevistados se endividaram com compras realizadas no segmento. O valor médio das compras que geraram inadimplência ficou entre R$ 100,00 e R$ 199,00 (27%) e 59% dos inadimplentes realizaram compras com pagamento em uma única parcela. * Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones 0800 7019131 e 2123-0870 (SP).

Dados estatísticos - A pesquisa foi realizada pela Telecheque. Amostra com 1316 pessoas inadimplentesusuários do meio de pagamento cheque no Brasil, que não, necessariamente, são inadimplentes nessa forma de pagamento. Entrevistas pessoais realizadas entre 01 de setembro e 31 de outubro de 2007.

Sobre a Telecheque - Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da Telecheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

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