Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2013 - 12:07

DuPont focaliza proteção da camada de ozônio e qualidade dos fluidos refrigerantes

Companhia também traz ao evento a executiva global Elizabeth Sassano e lança novas embalagens para produtos de sua linha. Pergunte ao Dr. Retrofit esclarece dúvidas sobre uso de fluidos refrigerantes em equipamentos de refrigeração e ar- condicionado.

São Paulo – A temática central da DuPont Fluidos Refrigerantes na Febrava é a substituição dos HCFCs no Brasil, em conformidade com as determinações do Protocolo de Montreal. A companhia destaca em seu estande um conjunto de soluções para substituição dos HCFCs nos sistemas de climatização e condicionamento de ar, pelo emprego da sua linha de fluidos refrigerantes ISCEON® e Suva®.

Por muitos anos os HCFCs, como o R-22 por exemplo, serviram como alternativa para a substituição dos CFCs, por possuírem compatibilidade técnica com a maioria dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, e potencial de degradação da camada de ozônio muito menor. Contudo, o Protocolo de Montreal determinou a substituição desses produtos por tecnologias que tenham potencial nulo de degradação e, dentre os fluidos refrigerantes alternativos existentes no mercado, os HFCs ou hidrofluorcarbonos, surgem como uma das alternativas mais indicadas devido a sua excelente compatibilidade com às tecnologias e equipamentos existentes no mercado, além de proporcionar uma boa performance e eficiência em projetos para novos equipamentos.

No Brasil, um cronograma estabelecido pelo Governo Federal e fiscalizado pelo IBAMA estabelece reduções graduais das cotas de importação de HCFCs, o que favorecerá a substituição desses produtos no país. O gerente de negócios da DuPont Fluidos Refrigerantes para a América Latina, Maurício Xavier, lembra que esse ano as cotas de importação estão congeladas, com base no volume trazido nos anos de 2009-2010, e em 2015 a oferta por HCFCs será reduzida, pela entrada em vigor de uma segunda diretiva do Ministério do Meio Ambiente, que diminuirá em mais 10% as cotas autorizadas para importação. As medidas previstas atingem, além do R-22, os HCFCs 141b, 123, 124 e 142b.

Benefícios do ISCEON® MO99 | De acordo com Xavier, a DuPont enxerga no ISCEON® MO99 | (R-438A) a condição de “substituto ideal” do R-22.

“As características e o desempenho do ISCEON® MO99 se assemelham em muito às do R-22 no Retrofit aplicado a sistemas de climatização e de refrigeração, em média e baixas temperaturas”, assinala o executivo. Ele revela que ISCEON® MO99 foi introduzido recentemente no Brasil. Nos dias de hoje, diz, é comercializado com sucesso também nos Estados Unidos e no México, e se soma a outros 6 itens da marca de fluidos refrigerantes que ficou globalmente conhecida por não degradar a camada de ozônio.

ISCEON® MO99 foi objeto de um amplo programa de estudos e pesquisas até chegar ao mercado. Além da semelhança com o R-22, o fluido refrigerante é o que apresenta o menor potencial de aquecimento global do mercado em comparação a outros produtos HFCs substitutos do R-22. Seu GWP é 42% menor em relação ao R-404A, por exemplo.

“Os testes que antecederam à introdução do produto no mercado mostraram que nos sistemas em que o ISCEON® MO99 foi utilizado em substituição ao R-22, houve registro de excelente desempenho e eficiência energética, sem necessidade de troca de óleo nos compressores. Na maioria dos casos, foram verificadas ainda menores temperaturas de descargas nesses equipamentos”, acrescenta Xavier.

Lançamentos DuPont - A DuPont Refrigerantes apresenta em seu estande um conjunto de lançamentos recentes da marca, como a lata de 425g de Suva® 404A e o DAC de 5 kg do Suva® 410A. O primeiro, bastante empregado na refrigeração comercial e industrial, é recomendado na substituição do R-502 em equipamentos novos que trabalham em baixa temperatura de evaporação. O segundo é indicado na substituição do R-22 em equipamentos novos que operam com alta temperatura de evaporação, principalmente sistemas de ar -condicionado. Ambos os produtos não degradam a camada de ozônio.

Outro atrativo extra da DuPont Refrigerantes na feira será a apresentação de palestras técnicas voltadas a profissionais das áreas de refrigeração e condicionamento de ar, em diferentes horários (todos os dias, com sessões às 16h, 17h, 18h e 19h). A equipe técnica da DuPont em parceria com o consultor da companhia, Amaral Gurgel, conhecido como “Dr. Retrofit”, também ficará a disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas sobre a substituição de fluidos refrigerantes HCFCs e processo de Retrofit.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira