Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2013 - 12:16

Conselheiro recomendará desativação do Hospital de Custódia de Manaus

O supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Guilherme Calmon Guilherme Calmon, recomendará a desativação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Manaus. "A estrutura do Hospital de Custódia não está em condições de abrigar pessoas que cumprem medida de segurança. Tal como ontem foi constatado na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, essa também é uma unidade que não tem como se manter. Ela precisa ser fechada urgentemente", disse Guilherme Calmon ao verificar, juntamente com outros membros do CNJ, a estrutura deficitária da unidade.

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Wesley Aguiar, informou que atualmente 28 internos cumprem medida de segurança no HCTP. Ele acredita que com a ação do mutirão será possível reduzir o número de internos. "Nós acreditamos que com a revisão dos processos, em uma análise mais aprofundada, cerca de dez internos do HCTP consigam a liberação e sejam entregues para seus familiares".

Wesley Aguiar comentou que as dificuldades do HCTP são as instalações físicas. "As condições estruturais aqui não são as ideais e o local será desativado em 2014, juntamente com a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa", ressaltou.

Em relação à desativação do Hospital de Custódia, o secretário afirmou que o CNJ já se comprometeu a promover uma reunião com o Ministério da Saúde para traçar as diretrizes de um novo modelo de cumprimento das medidas de segurança.

Segundo a psicóloga do Hospital de Custódia de Manaus, Neiva de Souza Mar a maioria dos internos é de portadores de esquizofrenia. | CNJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira