Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2013 - 11:09

SKF apresenta soluções sustentáveis na Exposibram

Companhia leva produtos mais leves, resistentes e econômicos.

A divisão industrial da unidade brasileira da SKF, que fornece rolamentos e outros componentes para vários segmentos industriais, participara da Exposibram 2013 – 15º Congresso Brasileiro de Mineração e Exposição Internacional de Mineração, de 23 a 26 de setembro em Belo Horizonte (MG).

Durante o evento, a companhia pretende apresentar as novidades tecnológicas desenvolvidas para as mineradoras e como elas estão ajudando as empresas do segmento a aumentarem sua produtividade e se tornarem mais sustentáveis, como os rolamentos autocompensadores de rolos vedados.

“Em tempos de incertezas econômicas, as soluções da SKF podem ser um diferencial estratégico nas operações das mineradoras. Nossas soluções e serviços estão alinhados com as necessidades atuais dessas companhias. Temos componentes e soluções mais leves, resistentes e econômicas. Todo esse conjunto torna a operação mais sustentável e competitiva”, explica Rafael Costa, consultor de negócios para o segmento de Mineração e Cimento da SKF e um dos representantes da companhia na Exposibram.

Durante o evento, a SKF apresenta algumas de suas soluções para o setor. A empresa vai expor rolamentos industriais, sistemas de lubrificação, correias, alinhador de eixos a laser, analisador de espectro de frequência de equipamentos rotativos, serviços de engenharia, entre outros.

Portfólio de soluções sustentáveis-Os rolamentos autocompensadores de rolos vedados da SKF são mais resistentes e econômicos. Por este motivo, podem suportar cargas radiais e axiais pesadas em aplicações com tendência ao desalinhamento ou à deflexão do eixo, além de consumir menos lubrificante. As vedações de contato e a graxa de alta qualidade são outras aplicações que ajudam a melhorar o desempenho e aumentar a vida útil das máquinas. O equipamento ajuda a reduzir energia e custo operacional.

O serviço de repotencialização de rolamentos é outra aposta da SKF para o segmento. Por meio de práticas de engenharia avançada, é possível reaproveitar um rolamento desgastado e colocá-lo novamente nos equipamentos industriais sem ter de produzir um novo rolamento, contribuindo com a redução do consumo de recursos naturais.

Além destes equipamentos e serviços, a SKF continuará reforçando sua atuação junto às mineradoras por meio de soluções de monitoramento. Entre os produtos, destaques para o sistema de monitoramento online de vibração e proteção (WMX) e (IMx), equipamento de análise preditiva para equipamentos rotativos.

Vedações, lubrificadores automáticos, serviço de repotencialização de rolamentos, correntes, polias, rodas dentadas, acoplamentos, autocompensadores de rolos vedados, entre outros, são alguns dos produtos e serviços que a empresa terá em exposição durante a Exposibram 2013.

Apesar do bom desempenho obtido com as mineradoras ao longo deste ano, a SKF já traçou um plano de negócios até 2015: pretende triplicar as vendas e participação no segmento de mineração para atingir as metas determinadas pela companhia. Para conquistar este objetivo, a companhia aposta na venda de produtos e soluções que atendam às políticas sustentáveis do setor, como é são os casos dos rolamentos autocompensadores de rolos vedados, serviço de repotencialização de rolamentos, sistema de lubrificação e os lubrificadores automáticos, por exemplo.

Companhia conquista novos contratos na América Latina-O Grupo SKF conquistou três contratos de longo prazo com grandes grupos industriais do Brasil, Peru e Chile para prestar serviços de lubrificação de máquinas a monitoramento das condições dos equipamentos.

"Os custos de manutenção são uma grande parte do custo total de propriedade. O que nós fornecemos para esses clientes é a aplicação desse conhecimento para melhorar sua produtividade e aumentar o ciclo de vida de ativos de seus equipamentos”, diz Wim Stam, diretor de vendas e serviços regionais para o mercado industrial da SKF na América Latina.

No Brasil, A SKF e a Votorantim Metais, grande player mundial em metalurgia e mineração, assinaram um contrato, válido até 2018, que prevê serviços de monitoramento de máquinas na unidade da Votorantim Metais em Alumínio (SP).

A partir do contrato firmado entre as empresas, a SKF ficará responsável pela adoção de técnicas preditivas nos maquinários e pela engenharia de confiabilidade aplicada nos rolamentos. Os serviços abrangem as salas dos fornos, fundição, produção de alumina e transformação plástica.

A Votorantim Metais está com um plano estratégico de gestão de ativos em andamento onde o contrato com a SKF irá acelerar o processo no que tange a confiabilidade dos equipamentos rotativos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a disponibilidade dos ativos.

“É um contrato baseado em desempenho. Os indicadores são definidos em conjunto e alinhados de acordo com a estratégia de negócio da Votorantim. Teremos o desafio de ajudar a companhia a evitar paradas não programadas e a obter mais eficiência na gestão de ativos”, explica Carlos Alberto Fernandes, diretor de serviços industriais da SKF do Brasil.

A SKF atuará com 53 profissionais na fábrica da Votorantim Metais, incluindo engenheiros e técnicos. O contrato conta ainda com os serviços de análise de vibração, análise de óleo, inspeção termográfica, inspeção sensitiva e lubrificação, política de manutenção para os ativos, revisão e criação dos planos de inspeção dinâmica e lubrificação, mensuração de indicadores, treinamento da equipe de manutenção, entre outros itens.

No Peru a SKF fechou acordo com um dos maiores produtores de cobre do mundo. A companhia vai planejar, programar, executar e gerenciar a lubrificação de equipamentos de mina do cliente, incluindo caminhões, pás e brocas; e também a planta de concentrados, incluindo células de flotação, correias transportadoras, britadores e moinhos de bolas. O contrato tem duração de quatro anos e valor de R$ 19,2 milhões.

Já em terras chilenas os negócios da SKF giram em torno de R$ 11,8 milhões. A companhia assinou um contrato com um grande produtor de cobre para monitorar as condições dos equipamentos críticos de mineração, como concentrador e torrefação, entre outros. O acordo ainda prevê o fornecimento de produtos, serviços especializados de engenharia, instalação e supervisão do projeto.

SKF industrial - A divisão industrial da SKF atua em duas frentes: venda de produtos e execução de serviços em manutenção industrial. Os produtos da empresa, como rolamentos, correias, polias, acoplamentos e correntes, ajudam a aumentar a transmissão de potência das indústrias e a reduzir os custos das operações com paradas não programadas em máquinas e equipamentos. Por meio da execução de serviços, a companhia faz manutenção preditiva e proativa em sistemas rotativos e ajuda grandes conglomerados a obter mais eficiência na gestão de ativos.

Os componentes fornecidos pela SKF são usados na fabricação de produtos linha branca, na produção de máquinas-ferramenta e nos maquinários das indústrias de papel e celulose, siderurgia, mineração, entre outros.

.[Exposibram 2013 - 15º Congresso Brasileiro de Mineração, de 23 a 26 de setembro,das 13h às 21h, no Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais – Expominas. Av. Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte, Minas Gerais.|www.exposibram.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira