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Peru: cada vez mais na mesa dos brasileiros

Fator Brasil

Técnicas adequadas de manejo e sanidade ajudam produtor a acompanhar ritmo acelerado do mercado com a proximidade das festas de fim de ano.

A produção avícola brasileira movimenta em torno de US$ 10 bilhões ao ano, representando 2% do PIB do País. E tem crescido a uma taxa de cerca de 10% ao ano*. Já a criação de perus no Brasil é galopante. Para se ter uma idéia, em 1970 o Brasil tinha uma produção de cerca de 270 mil perus por ano, saltou em 1990 para 9,5 milhões e no ano passado foram produzidos 36 milhões de unidades. Esse crescimento ocorreu para atender tanto o abastecimento do mercado interno como para a exportação. As exportações globais totalizaram 1,9 milhão de toneladas entre janeiro e maio, 249% acima do mesmo período de 2006.

“E bem verdade que, mesmo com a elevação do consumo, o Brasil ainda está longe de figurar entre os maiores consumidores mundiais da ave”, afirma Alberto Back, especialista em aves do laboratório Mercolab.

Hoje, o consumo per capita brasileiro de carne de peru está em 1 kg/hab/ano. Até 2003, era de apenas 700 gramas/hab/ano. Isso significa que, apesar de ainda manter sua tradicional demanda sazonalizada devido às festas de fim de ano, o peru e seus derivados já aparecem permanentemente nas gôndolas dos supermercados, alcançando boa gama de consumidores. “Prova disso é que o abate ocorre ao longo de todo ano e não concentrado nos últimos meses como era feito no passado”, explica Back.

No Brasil, a criação de perus vem se tornando altamente especializada, obrigando cada vez mais os produtores e a indústria a buscarem novas tecnologias em manejo e sanidade. Um exemplo é a atenção que o produtor deve ter com relação às doenças parasitárias como a Coccidiose. “Vale lembrar que essa enfermidade pode causar perdas de produtividade nas granjas”, alerta Back.

Fonte - Aceitação de derivados e segmentação de produtos e de carne de peru - Rodrigo do Prado Pulici, Flavio Rocha Alves, Augusto Hauber Gameiro, Departamento de Nutrição e Produção Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, São Paulo, Brasil.

Fundada em 1849, a Pfizer é uma indústria farmacêutica de origem norte-americana que pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal. Presente em 140 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, emprega cerca de 1,9 mil funcionários.

A Divisão de Saúde Animal da Pfizer tem presença marcante no segmento veterinário brasileiro e está organizada em quatro Unidades de Negócios – Bovinos (Corte e Leite), Suínos e Aves, Animais de Companhia e Agrícola. Além de desenvolver medicamentos de diversas classes terapêuticas para prevenção e tratamento de doenças, a empresa também dispõe de programas de educação continuada que contribuem para a qualidade, produtividade, sanidade e bem-estar dos animais.

. O consumidor pode entrar em contato com a Divisão de Saúde Animal da Pfizer: www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19.

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