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20/09/2013 - 11:42

Condições climáticas não interferirão mais no cotidiano do Porto de Santos

SEPA projeta a maior estrutura metálica em balanço do mundo para o Terminal Sul do porto. Solução cobrirá a área de carregamento da Rumo Logística – Cosan.

A rotina de trabalho dos portos brasileiros é diretamente prejudicada pelo mau tempo. As chuvas chegam a comprometer, por exemplo, um terço da operação anual do porto de Santos, já que prejudicam o armazenamento, a carga e a descarga dos produtos. “Projetamos para a Rumo Logística – Cosan a primeira estrutura que cobrirá uma área de carregamento com 92 metros em balanço. Inspirada nas ondas do mar, a cobertura, que terá 13 módulos de 121 metros de comprimento e 63 metros de altura, protegerá uma área de 24.000 m²”, explica Nelson Fiedler, diretor de inovação e engenharia da SEPA.

Com a solução patenteada pela SEPA, instalada, o Terminal da Rumo/Cosan estará ativo em 99% dos dias do ano e, reduzirá o tempo ocioso dos funcionários locais e tripulantes dos navios de carga. Restringirá também a quantidade de combustível usada na geração de energia para os navios atracados e a quantidade de resíduos dispensada pelas equipes de bordo. “A cobertura será montada no Terminal Sul do porto de Santos e a finalização da obra está prevista para o segundo semestre de 2014. Para a execução do projeto, fabricaremos 3.173.275 kg de estrutura metálica e 35.000 m² de membrana tensionada”, destaca André Barone, diretor-executivo da SEPA.

Funcionais, estéticas e resistentes, as estruturas tensionadas são as melhores soluções quando se deseja utilizar uma quantidade mínima de apoios e se busca qualidades estética e estrutural. O diferencial é orgânico, já que, pela própria forma, as membranas atuam na tração e funcionam simultaneamente como estrutura e cobertura. Dessa forma, as tensoestruturas permitem a concepção de desenhos inovadores. A estrutura projetada para a Rumo Logística – Cosan receberá materiais de alta resistência, cuja durabilidade chega a 25 anos.

Diferentemente das coberturas comuns, as Tensoestruturas SEPA são mais resistentes aos fatores externos, pois, além do material utilizado na confecção da membrana, são elaboradas segundo cálculos geométricos complexos, utilizando o conceito de dupla curvatura. As fibras do revestimento também determinam a durabilidade, pois convergem para os pontos superiores, que resistem às pressões do vento e ao peso da água da chuva, e para os inferiores, que sustentam os ventos na sucção. As soluções também são planejadas para proporcionar boa acústica e conforto térmico.

“O projeto para a Rumo Logística – Cosan é um marco para a SEPA, já que tivemos a oportunidade de criar um conceito que auxiliará diretamente na rotina de trabalho das empresas atuantes na logística marítima. Com a cobertura tensionada, as companhias têm a possibilidade de reduzir os prazos de entrega, carregamento e descarregamento nos terminais e, além disso, agregam valores ambientais”, reforça Fiedler.

[ SEPA -Com três anos de atuação e um time de engenheiros com mais de 20 anos de expertise no mercado de tensoestrutura nacional e internacional, a SEPA (Soluções de Engenharia e Projetos das Américas) é uma empresa especializada na criação de estruturas tensionadas, entre projetos fixos e móveis. A empresa é liderada pelo engenheiro-chefe Nelson Fiedler, que, ao longo de sua vida, desenvolveu mais de 100 soluções para eventos, shows e espaços abertos em todo o Brasil.

A SEPA oferece composições orgânicas e harmônicas que estão presentes em mais de 1.500 projetos, como estádios, arenas, galpões, indústrias e portos. “Há mais de 20 anos, trabalho com projetos baseados nos conceitos de tensoestrutura. No início, eles eram vistos como uma forma de arte e de poesia, devido ao grande apelo estético que representavam. Hoje, concebemos e criamos projetos que são soluções tecnológicas (para diversas finalidades) na forma de estruturas de grandes dimensões com total leveza, qualidade e agilidade”, explica Fiedler.

Com especialização no Instituto IL de Sttutgart (Alemanha) e dedicação permanente às evoluções da computação gráfica e numérica, Nelson tornou-se referência nacional na construção das tensoestruturas e, em 2010, constituiu, com mais três sócios, a SEPA. “Atuamos no Brasil e em países espalhados em todos os continentes, sempre realizando concepções inovadoras, econômicas e sustentáveis. O trabalho da empresa abrange a criação, o desenvolvimento, a produção, a edificação, a instalação e o suporte aos clientes”, explica André Barone, diretor-executivo da SEPA.

Com o objetivo de oferecer soluções integradas, a empresa está estruturada de maneira verticalizada, uma vez que atua em duas frentes de trabalho simultâneas: um complexo industrial em Araçariguama (SP), com duas fábricas responsáveis pelo desenvolvimento das estruturas metálicas e das membranas e, de acordo com a necessidade de cada cliente, pela construção de parques fabris remotos nos próprios locais das obras, que dão suporte para o aperfeiçoamento dos projetos. Já para a instalação, a SEPA conta com uma equipe técnica de alpinismo, especializada na tensoestrutura e na montagem de grandes armações.

Por investir constantemente em inovação, a companhia expandiu seus mercados e, hoje, possui uma joint venture com a Hightex GMBH - líder no segmento de estádios e responsável pelos principais das últimas Copas do Mundo -, tem escritórios em Nova York (EUA) e em Munique (Alemanha) e uma fábrica em Bangkok (Tailândia). Em três anos, a empresa já coleciona grandes números e tem em seu portfólio trabalhos de destaque, como as coberturas do Maracanã e do morro da Urca, no Rio de Janeiro, dos estádios Beira-Rio, em Porto Alegre, da Arena das Dunas, em Natal, e do terminal portuário Rumo-Cosan, em Santos (SP). “Em 2013, registramos nove obras contratadas. Investimos constantemente em novas tecnologias. Buscamos softwares de alta performance que dão vida aos nossos projetos”, reforça Barone.

.Principais projetos: Estádio do Maracanã – RJ | Beira-Rio – RJ – em execução | Arena Barueri – SP – em execução | Complexo do Alemão – RJ | Morro da Urca – RJ | Cidade do Rock – Rock in Rio 2001. | Comperj | Complexo Olímpico de S. B. do Campo – em execução | Vale - Terminal de Fertilizantes/ Tubarão (estudo de viabilidade) | Soccer City - África do Sul | Busan Stadium - Coreia do Sul | Aeroporto de Bangkok – Tailândia | Arena das Dunas - Natal – em execução.

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