Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2013 - 11:42

Indicador de Confiança dos Pequenos e Médios Empresários apresenta ligeiro recuo

A queda mais acentuada foi em relação à perspectiva de novos investimentos no país.

São Paulo – O Insper, com apoio do Santander, divulgou no dia 18 de setembro (quarta-feira), o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), referente ao quarto trimestre de 2013. O indicador mostra queda na confiança de 1,3% em relação ao terceiro trimestre do ano, sendo 70,1 pontos contra 71 pontos. O resultado também é inferior ao registrado no quarto trimestre de 2012, quando o índice alcançou 74,6 pontos. “A pesquisa mostra que os empresários encontram-se menos otimistas em relação à economia brasileira, principalmente devido ao cenário macroeconômico de incertezas e de baixo crescimento”, explica José Luiz Rossi Junior, professor e pesquisador do Insper.

“O resultado da pesquisa reflete o momento econômico que o Brasil está vivendo, que é de acomodação e novos patamares de crescimento ajustados com o cenário internacional. No Santander, continuamos investindo no segmento em produtos e serviços financeiros para apoiar o empresário a desenvolver sua empresa”, afirma José Roberto Machado, diretor de Segmentos do Santander.

A queda na confiança pode ser observada em cinco das seis áreas investigadas pela pesquisa: economia; faturamento; lucro; empregados e investimento, com destaque para o item investimento. Neste quesito, o indicador caiu de 68,1 pontos no terceiro trimestre para 65,6 no quarto trimestre. A contratação de novos empregados também apresentou queda significativa, passando de 62,2 pontos para 60,7 pontos. Já a confiança relacionada ao seu próprio ramo de atividade apresentou uma ligeira alta, subindo de 74,7 no terceiro trimestre para 75,0 no último trimestre do ano.

Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários da indústria, cujo índice atingiu 69,1 pontos ante 71,8 pontos no trimestre anterior. O setor de serviços manteve a confiança estável em 71,2.

Os empresários das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste mostraram-se menos otimistas com a economia nacional. Na região Centro-Oeste, por exemplo, a queda da confiança foi de 5,2%. Já os empresários das regiões Norte e Sul encontram-se mais otimistas. A região Sul apresentou o aumento mais significativo da confiança, em 1,8%.

Os dados foram coletados nos meses de agosto e setembro de 2013 por meio de entrevistas telefônicas com 1403 empresários.

.Participação de cada ramo e região do país entre os respondentes desta edição:

O IC-PMN mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios (com faturamento até R$ 80MM) na economia brasileira. O índice reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado pelo Insper em parceria com o Santander. Os empresários respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança.

“O índice é um instrumento que nos permite sentir como está a confiança dos empresários” – Santander.

“As expectativas dos agentes econômicos em relação ao futuro da economia podem afetar variáveis-chave para o seu crescimento, como investimento e geração de novos postos de trabalho. Este importante indicador de atividade econômica nos possibilita, então, antecipar os rumos que serão tomados pelos empresários ao aferir suas expectativas” - Insper.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira