Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2013 - 11:53

Metal dá o tom da Cidade do Rock no início da segunda etapa do Rock in Rio


Metallica, Alice in Chains, Rob Zombie e outros astros do gênero fazem a alegria dos fãs

Rio de Janeiro - Quem chegou cedo para curtir a primeira noite de metal já poderia sentir, pelo tamanho da fila de pessoas que há dias já esperavam pela abertura dos portões da Cidade do Rock, que ela seria um sucesso. E os milhares de fãs deste gênero que compareceram ao evento, aproveitaram o evento do início ao fim.

Às 19h30, o Palco Sunset apresentou seu último show: Rob Zombie que, caracterizado, misturou acordes pesados e muita interpretação em sua apresentação, que utilizou os telões do palco para garantir a cenografia do seu espetáculo. Ovacionado pelo público, o músico lembrou que fazia tempo (18 anos!) que não tocava no Rio. Em sua apresentação os fãs curtiram músicas como Demonoid e Dragula, quando o vocalista apareceu com uma bandeira do Brasil em punho.

Seguindo a mesma linha de show performático - e já conhecidos por isso - o grupo Ghost B.C. mesclou influências de diferentes tipos de metal em músicas que marcavam um tom lúgubre, durante sua apresentação no Palco Mundo. Para manter sua identidade desconhecida, os suecos exibiam looks escuros que remetiam crítica à cultura cristã. Inclusive, o vocalista se autodenomina Papa Emeritus II. Mesmo tentando imprimir um tom macabro, os músicos foram simpáticos e saudaram os fãs com um "boa noite", em português, durante a apresentação das músicas do seu recém-lançado Infestissumam, segundo álbum da banda.

O festival é no Rio de Janeiro, mas a cidade teve, por alguns minutos, um ar de Seattle nos anos 90. A banda americana Alice in Chains fez um show curto, mas não deixou o público sem os grandes sucessos como Nutshell, Would e Down in a Hole. Man in The Box empolgou os fãs de várias gerações ao som da guitarra de Jerry Cantrell. O vocalista ainda arriscou algumas palavras em português. "Obrigado, Rio! Os brasileiros são malucos, mas eu gosto", elogiou.

Após o show realizado no rock in Rio 2011, um dos mais elogiados daquela edição, Metallica, headliner da noite, foi - sem dúvida alguma - a atração mais esperada. Wallace Menezes, de 15 anos, veio de Friburgo, na serra fluminense, para participar pela primeira vez do Rock in Rio. "Vim especialmente para assistir o Metallica, banda que aprendi a curtir em casa, com meus pais", conta animado ao ouvir uma de suas canções preferidas, Hit the Lights, do primeiro disco. Na sequência, Master of Puppets, inspirada na obra clássica de Joseph Sebastian Bach, animou a plateia. A surpresa ficou por conta de um potente solo de guitarra da música tema do filme Guerra nas Estrelas. A pirotecnia, marca registrada da banda, também se fez presente nesta apresentação que contou ainda com os hits Sad But True, Seek and Destroy e The Memory Remains.

Números parciais do Rock in Rio

- Até às 23h, do dia 19 de setembro, 80 mil pessoas haviam entrado na Cidade do Rock.

- Atendimentos médicos: Até às 18h, 172 pessoas foram atendidas nos sete postos médicos espalhados pela Cidade do Rock. A maioria era por desidratação e queda de pressão arterial.

- Foram identificadas 107 tentativas de fraude para entrar na Cidade do Rock.

- Somente nesta noite a rede Extra registrou 3 mil pessoas participando da ação em seu stand, onde pessoas vestem fantasias e posam para fotos. Em todo o primeiro fim de semana do Rock in Rio, 5.500 pessoas participaram da atividade.

- Mil pessoas visitaram o stand do VistBritain a procura de informações sobre intercâmbio na Grã-Betanha e participando da ação desenvolvida no espaço.

- Brinquedos: Após o sucesso no primeiro fim de semana, onde 39.445 pessoas passaram pelos brinquedos da Cidade do Rock, a expectativa é de que até às 02h, 820 pessoas brinquem na Tirolesa da Heineken, 2.400 pessoas no Turbo Drop da Trident, 4 mil pessoas na Roda Gigante da Prefeitura e do Itaú, 3.300 pessoas na Montanha Russa da Chilli Beans e 430 pessoas na Parede de Escalada dos Correios.

- A Domino´s vendeu, no primeiro fim de semana do Rock in Rio, 24.350 pizzas brotinho (pepperoni e muzzarela), representando um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do festival, em 2011.

- A Taco, entre os dias 13 e 15 de setembro, vendeu cinco mil peças, um aumento de 50% em relação ao primeiro fim de semana de 2011, e também registrou o movimento de 3.050 pessoas em duas ações que acontecem em seu stand: Fotos para a Rock in Rio Magazine e customização de blusas.

- Nos dois stands da Niley, localizados ao lado do Palco Mundo e na área VIP, foram realizados 850 penteados no público presente para curtir o quarto dia de festival.

Perfi do Rock in Rio - O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo - o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG?s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento ? processo auditado por uma consultoria externa ? e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira