Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2013 - 12:02

Hörmann planeja instalar sua 25º fábrica mundial no Brasil

Com faturamento global de € 1,2 bilhão, multinacional alemã especializada na fabricação de portas residenciais, corporativas e industriais pretende atender toda a América do Sul; Estimativa é de que a filial brasileira atinja receita bruta de R$ 100 milhões até 2018.

São Paulo – O crescimento da economia brasileira nos últimos anos proporcionou que diversas empresas europeias e norte-americanas acreditassem no potencial de consumo do País. Em linhas gerais, o objetivo dessas companhias era atender a maior demanda por produtos e serviços de qualidade, além de alavancar os negócios em um novo mercado. Foi o caso da alemã Hörmann, líder em vendas de portas residenciais e industriais na Europa, que escolheu o Brasil em 2009 com a finalidade de também iniciar um futuro centro de operações gerais da América do Sul.

Após quatro anos atuando somente com a importação dos produtos, a multinacional iniciou estudos para instalação de uma fábrica no País em 2014. De acordo com Flávio Pinto, diretor da Hörmann Brasil, o parque industrial será localizado em um dos principais polos logísticos brasileiros. “Além de atender o mercado nacional, a ideia é que a produção local seja também a porta de entrada para iniciarmos a exportação dos nossos produtos aos demais países da América do Sul”, acrescenta.

Com faturamento global de € 1,2 bilhão (cerca de R$ 3,5 bi) em 2012, a subsidiária nacional alcançou receita de R$ 20 milhões no mesmo período. O executivo afirma que a expectativa é de que a empresa registre um crescimento de 50% no País neste ano. “ Esse aumento expressivo se deve principalmente a concretização de contratos com os estádios do Maracanã e Arena Corinthians. Esperamos chegar a R$ 100 milhões de receita bruta até 2018, já que esperamos produzir a partir desse ano cinco mil portas industriais e 50 mil comerciais”, esclarece.

Além dos novos estádios de futebol, a Hörmann Brasil tem como clientes construtoras, incorporadoras e indústrias, além de empreendimentos especiais, como edificações de obras públicas. Com o sinal verde da matriz para a instalação da fábrica, a companhia prevê também atingir os consumidores finais nos próximos dois anos. “ Para isso vamos negociar com diversas redes de revendedores”, garante Pinto.

Mercado brasileiro de portas-Estimativas do mercado nacional apontam que são comercializadas anualmente 15 mil portas industriais e 800 mil para residências e escritórios, gerando um faturamento total de R$ 2,5 bilhões. Flavio Pinto afirma que 80% desse volume são produtos obsoletos e onerosos quanto à manutenção, sem falar no risco de acidentes. “ Em via de regra, a maioria das portas são produzidas de forma artesanal, o que, no mínimo, coloca em xeque a qualidade. Assim como já acontece na Europa, EUA e China, a Hörmann tem a intenção de elevar o nível de produtos do País, oferecendo portas com padrões técnicos e de segurança de acordo com as normas internacionais mais cuidadosas”, explica.

Ainda segundo o diretor da Hörmann Brasil, o diferencial da empresa em relação à concorrência é a criação das próprias soluções. “ Em geral, as fabricantes de portas usam diferentes fornecedores para montar seus produtos. Quem desenvolve e fabrica todos os componentes em uma escala industrial, como nós, atinge uma qualidade difícil de ser batida. Além disso, o nosso grande leque de produtos oferece facilidades aos construtores, que sentem conforto e segurança ao adquirir todas as portas de um único fornecedor”, conclui.

Aceitação no Brasil-Atualmente, os produtos Hörmann com maior comercialização no mercado brasileiro são a Porta Seccional, muito utilizada em indústrias e galpões logísticos. Com melhor desempenho técnico que as portas mais tradicionais, esse modelo se diferencia também pela estética e por praticamente não exigir manutenção.

Em indústrias automotivas, a Porta Rápida, que alia agilidade, segurança, resistência mecânica, isolamento térmico e acústico, também obtém uma relevante quantidade de vendas. Já nos segmentos residencial e comercial, a Porta Multifuncional, toda construída em aço e alumínio, é a preferida pelos compradores pelo fato de possuir maior vida útil em relação à de madeira, além de serem esteticamente bem acabadas e oferecer um grande número de acessórios (visores, ventilação, automação, etc.).

Perfil - A Hörmann iniciou sua trajetória em 1935, fabricando portas de garagem em Steinhagen, Alemanha. Em 1950, montou seu primeiro galpão industrial e começou a produzir os produtos em grande escala, passando a ser referência em portas de garagem em âmbito nacional. Após o sucesso absoluto na Alemanha, seguiu a mesma estratégia nos países vizinhos, até atingir a marca de 13 milhões de portas de garagem vendidas em 1990, conquistando, assim, a liderança do mercado europeu. A partir daí, a empresa iniciou sua expansão com a construção de novas fábricas, inclusive na China e EUA, além de adquirir concorrentes. A política da Hörmann propiciou a incorporação de novos produtos no portfólio, como as portas seccionais, portas rápidas e niveladores de carga para o mercado industrial e logístico. Mais adiante, também passou a fabricar as portas de segurança e corta-fogo, formando assim o pacote completo para qualquer tipo de edificação. Atualmente, a companhia possui 24 parques industriais ao redor do mundo com grande nível de automação, capazes de produzir e distribuir para suas 80 filiais em todos os continentes, compostas por 6.000 colaboradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira