Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2013 - 12:13

Exportação de sucata volta a crescer em agosto

Recuperação do mercado externo favorece retomada nas vendas.

As exportações de sucata de ferro e aço, matéria-prima usada na fabricação de aço, voltaram a crescer em agosto, retomando os níveis registrados em abril deste ano, mas ainda longe do desempenho de 2012. As vendas externas atingiram 36,1 mil toneladas, 60% acima do volume obtido em julho (22,5 mil toneladas), porém 20% abaixo do total de agosto do ano passado, 44,8 mil toneladas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Apesar dessa recuperação, a expectativa é que as vendas externas encerrem o ano com um número menor que em 2012. Entre janeiro e junho deste ano, as exportações caíram todos os meses, passando de 57,4 mil para 12,9 mil toneladas no período, menos 77,5%. Uma parte dessas vendas ao exterior, segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, é um tipo de sucata ferrosa não adquirida pelas siderúrgicas brasileiras. “Por isso, a pequena exportação existente ainda ajuda com que o Brasil possa dar um destino ambientalmente correto a sucata gerada internamente, preservando empregos e o meio ambiente”, afirma o Inesfa.

As exportações brasileiras começaram a se acentuar em 2008, principalmente aos países asiáticos, por causa da retração do mercado interno e aumento dos estoques nos pátios das empresas. Naquele ano, houve uma grande crise no setor siderúrgico, com queda na produção de aço e redução de preços. Em 2013, a crise internacional voltou a afetar o mercado de commodities e as vendas externas de sucata iniciaram novo período de retração. Agora, nota-se uma retomada do interesse das usinas internacionais pelo produto brasileiro. Segundo dados do Inesfa, ainda é cedo para uma avaliação de como vão se comportar as vendas externas em setembro. Os preços da matéria-prima pouco se alteraram nos últimos meses e se mantêm estáveis no mercado externo, diferentemente do mercado interno em que houve queda do preço.

A sucata ferrosa é um importante insumo utilizado no processo de fabricação do aço. Atualmente, a participação da sucata na produção de aço bruto no Brasil vem oscilando entre 26% e 28%, abaixo da média mundial, que foi de 45% em 2012, informa o Inesfa. No exterior a sucata é tratada como commodity, com cotação internacional, e tem valores de 30% a 40% mais altos que no Brasil. Apesar da diferença de preço, segundo o Instituto, o Brasil exporta apenas 3,5% do volume da sucata consumida no mercado interno, que representa 0,2% das exportações mundiais do produto. Os principais países exportadores de sucata são, na ordem, Estados Unidos (22,1%), Alemanha (8,9%), Holanda (5,2%), Reino Unido (7,0%) e Japão (4,9%). Juntos, os cinco países respondem por quase 50% das exportações mundiais de sucata.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira