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Consultora aponta caminhos para relações mais saudáveis nas redes de franquias

São Paulo – Administrar uma rede de franquias é uma tarefa, no mínimo, desafiadora. O franqueador lida com empresários de diferentes perfis por meio de um processo de cessão – e não venda – de sua marca. Os franqueados precisam efetivamente entender seu papel de empresários que fazem parte de uma rede, onde todos devem seguir um mesmo caminho para que a marca vá conquistando valor e clientes. O franqueador precisa o tempo todo motivar sua rede para que ela cresça e fique cada vez mais forte.

Não é fácil, no dia-a-dia, cumprir com todos estes papéis de maneira satisfatória. Como se trata de uma relação entre pessoas, conflitos são parte dela. “Eles são inerentes à existência humana. As redes devem aprender a administrar problemas de forma a coibir qualquer manifestação negativa que possa colocar em perigo a relação de confiança entre as partes”, diz Melitha Novoa Prado, consultora jurídica especializada em relacionamento de redes.

Tomando por base sua experiência profissional, Melitha adverte que o grande desafio nas redes de franquia é detectar os conflitos antes de sua explosão e implantar ações que realmente tragam soluções concretas, e não paliativas para a rede. “Fugir dos problemas e postergar decisões são os maiores pecados que as redes podem cometer. É como uma bola de neve: o conflito vai crescendo e acaba explodindo, causando desgaste e até ruptura na relação”.

A consultora acredita que trabalhar de maneira preventiva é a melhor solução. “Por meio de uma verificação constante, analisam-se os riscos que correm todos os elos da cadeia", defende. “Temos um grande aliado que é o diálogo. Ele deve ser constante e sem ruídos”.

Pensando nos franqueadores, Melitha lista algumas dicas para que as relações da franquia se tornem mais saudáveis e duráveis: - uma rede é composta pela parte operacional (sistemas, consultoria, etc), sua essência (missão, visão, valores, comprometimento) e inteligência (criatividade, novas tecnologias). O franqueador precisa enxergar a franquia com todos os seus componentes. Se conseguir resgatar principalmente a sua essência, os conflitos certamente serão menores e mais fáceis de serem resolvidos | - aprimore as bases de comunicação com seus franqueados, favorecendo a forma amistosa de falar, sabendo ouvir | - trate a sua rede como uma cadeia de pessoas efetivamente. Não se sinta o único detentor do conhecimento, mas o compartilhe e o desenvolva com os seus franqueados | - crie mecanismos para escutar de verdade seus franqueados. Eles certamente têm muito a dizer | - motive e estimule seus franqueados para que vibrem e se dediquem ao negócio, com fé e vontade. Se cada um der o melhor de si, a relação ficará muito mais estimulante e saudável | - pratique técnicas de facilitação e negociação quando estiverem diante de um conflito latente. Resultados surpreendentes e eficazes podem ser obtidos com a ajuda destes procedimentos.

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