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20/09/2013 - 12:22

Bom convívio entre moradores e funcionários de condomínios

O desafio das relações humanas dentro de um condomínio.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas. Porém, em áreas fechadas onde espaços e serviços são divididos e compartilhados o bom convívio pode ser desafiador. Principalmente nas relações hierárquicas, onde há condôminos e funcionários, onde existem diversos pontos a serem considerados.

Para que haja organização, alguns cargos e lideranças para determinadas funções são estabelecidos, como por exemplo, o síndico e subsíndico, eleitos pela maioria para administrar, cuidar e zelar. Tem também o zelador, que como o nome já diz, tem que ser eficiente na tarefa de zelar. Em um condomínio a organização de trabalho não é tão formal quanto em uma empresa, mas nem por isso deixa de ser um ambiente profissional e de trabalho.

Normalmente, num condomínio as regras são elaboradas com a votação dos condôminos e do síndico. Todos aceitam as normas, porém quem as coloca em prática e toma providências para que os moradores e funcionários cumpram é o síndico. Logicamente, para que se mantenha a ordem, apenas uma pessoa tem a função de administrar e coordenar, pois imagine a bagunça se todos resolvessem ditar ordens e distribuir broncas.

Deve-se tomar muito cuidado, pois hoje determinado tipo de abordagem aos prestadores de serviços pode ser considerado assédio moral, e gerar indesejáveis ações na Justiça do Trabalho, que penalizará todo o condomínio. Um morador não deve estabelecer muita amizade ou dar liberdade demais aos funcionários do condomínio, mas também não pode maltratar, o respeito é fundamental nesse relacionamento.

Os funcionários de portaria, zeladoria e limpeza também precisam ser éticos, ter boa educação, cumprir suas funções e não dar espaço para discussões, relatando no livro de ocorrência eventuais problemas. Para manter a ordem, ela conta com o auxílio do zelador, mas se o problema persistir, chama a empresa terceirizada responsável pelos prestadores de serviço.

Por causa de mau comportamento de alguns profissionais, há condomínios que realizam um revezamento constante de funcionários, o que pode ser um transtorno empregatício trabalhoso. Outros condomínios residenciais e comerciais, porém preferem terceirizar, justamente para evitar esse problema. No caso de contratação de serviços terceirizados, as reclamações devem ser transmitidas pelo síndico ou o zelador ao responsável pelo quadro de funcionários do condomínio. Cabe à empresa terceirizadora a solução do problema e se necessário, o remanejamento, sem o envolvimento do condomínio.

Para facilitar esse relacionamento dentro dos condomínios, algumas regras devem ser seguidas:

1.Nas normas do condomínio deve estar bem explicado como deve ser uma convivência cordial com os funcionários e nas assembleias isso deve ser reforçado.

2. Em caso de problemas, o síndico ou zelador devem ser informados ou cria-se um livro de ocorrências. A hierarquia deve ser respeitada, quem orienta os funcionários são apenas o síndico e o zelador.

3. Os funcionários não devem aceitar atribuições de tarefas que os desviarão de sua função.

4. Os moradores não devem pedir favores que estão fora da função do trabalhador.

5.O síndico pode utilizar cartazes para alertar os funcionários e também os condôminos, lembrando as regras de convívio.

Outra vantagem de contratar uma empresa de terceirização de serviços, é que elas fazem um trabalho de pré-seleção adequado com pesquisas e entrevistas antes da contratação de seus funcionários e, além disso, os profissionais são submetidos a treinamentos e orientados quanto à forma correta de se portar no dia a dia de um condomínio.

.Por: Marcos Melo – especialista em condomínios da Speed Gold [www.speedgold.com.br].

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